Cidades
Mesa redonda sobre escrita feminina reúne autoras do Ceará, Alagoas e Rio de Janeiro na Bienal
A cearense Ana Márcia Diógenes, a alagoana Milena Maria Testa e a fluminense Cecilia Rogers vão trazer a temática das mulheres e seus territórios de criação
Tem aumentado cada vez mais o número de mulheres que escrevem e publicam. Até alguns anos atrás muitas delas escreviam, mas raramente publicavam. Seus escritos ficavam confinados em gavetas. Algumas até publicavam com pseudônimos masculinos, para evitar pressões da sociedade. Mas, agora que as mulheres têm mais possibilidades de acesso à publicação de suas obras, interessa saber: a partir do que elas escrevem? Do corpo-território, da ancestralidade, do cotidiano, das questões sociais?
Para tentar responder à complexidade destas indagações e, inclusive, saber se há diferença entre a literatura produzida por homens e mulheres, as escritoras Ana Márcia Diógenes, Cecília Rogers e Milena Maria Testa estarão conversando na mesa redonda A escrita feminina - mulheres e seus territórios de criação. O encontro acontece dia 9 de novembro, domingo, das 18 às 20 horas, na Sala Tamarindo (térreo), como parte da programação da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que acontece no Centro de Convenções.
As três escritoras vão abordar suas reflexões, sua forma de vivenciar a literatura que produzem e, em paralelo, vão interagir com o público para que leitores e outros escritores falem de suas percepções sobre a literatura produzida por mulheres no Brasil e no exterior. O encontro prevê uma profunda troca de saberes e visões.
As participantes
Ana Márcia Diógenes - Escritora e jornalista, mestre em Políticas Públicas, e especialista em Literatura, Artes e Filosofia; Psicologia e Responsabilidade Social. Foi Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará, coordenadora do UNICEF, diretora de redação de jornal e TV e professora de Jornalismo. Escreve sobre comportamento na plataforma de streaming O Povo Mais. É consultora em comunicação e coordena oficinas de escrita. Tem nove publicações, entre poesia e prosa. Seu romance Buraco de dentro (editora Patuá), é semifinalista do Prêmio Oceanos de e Literatura em Língua Portuguesa 2025. Está lançando três livros na Bienal de Alagoas.

Cecília Rogers - De Niterói, no Rio de Janeiro, onde reside, Cecília acredita na força da literatura como via de transformação. Engenheira e mestra em Literatura portuguesa e africana – UFF, tem cinco livros de poesia publicados, sendo os três últimos, Contas do rosário (2021, Litteralux), Submersa (2022, e-book) e Uma mulher anda sobre as águas (2025, Patuá). Sua palavra está em antologias e revistas diversas. Premiada no Concurso Carvalho Jr. e finalista no Off Flip em Poesia, também publicou Agualuz (2023, Mondru), seu primeiro romance, um drama psicológico. A ancestralidade e as questões que envolvem a mulher percorrem sua escrita.
Milena Maria Testa - Alagoana, é graduada em Arquitetura e Direito e pós-graduada em Letras. Foi perita criminal, e atua como leitora crítica. Ministra oficinas literárias, é colunista da editora Samsara e uma das coordenadoras do Coletivo Escreviventes. Recebeu menção honrosa pela Academia Alagoana de Letras e fez jus ao 8º prêmio “Mulheres que Escrevem Alagoas". Entre outras obras, publicou a autoficção "Sob a Pele de Maria", pela editora Patuá, e os poemas confessionais de "Todas as Faces do Lençol", pela editora Arpillera. Está lançando o romance de formação "FILHA DO bRASIL", na Bienal de Alagoas de 2025.

Lançamentos
As três escritoras também estarão na programação da bienal na Praça de Autógrafos Dandara, com o lançamento de suas últimas publicações
Dia 7/11, de 13 às 15h - a escritora alagoana Milena Maria Testa lança “Sob a pele de Maria”, “Todas as faces do lençol” e o seu mais recente, “Filha do brasil”.
Dia 8, de 17h10 às 18h30, a cearense Ana Márcia Diógenes lança “Buraco de dentro” (semifinalista do Prêmio Oceanos), “Caso porque te amo, mato porque me amo” e “Entrou injeção, saiu o quê?”.
Dia 9/11, às 15h, a niteroiense Cecília Rogers lança “Uma mulher anda sobre as águas”.
Serviço
O quê – Mesa redonda “A escrita feminina - mulheres e seus territórios de criação”
Quem – Escritoras Ana Márcia Diógenes, Cecília Rogers e Milena Maria Testa
Onde – Sala Tamarindo (térreo) do Centro de Convenções, na 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Quando – 9 de novembro, de 18 às 20 horas
Mais lidas
-
1Wanda
Análise de dados e IA são temas de evento promovido pela Ufal
-
2Vem aí em 'Três Graças'!
Rogério Está Vivo? Mistério cerca a história do marido de Arminda
-
3Litoral Sul
Areia extraída de Piaçabuçu abastece a Braskem e ameaça o Pontal do Peba
-
4Prado
Abertura oficial da 75ª Expoagro Alagoas acontece nesta sexta (24), às 19h
-
5História real!
'A Vizinha Perfeita': Como está hoje a assassina Susan Lorincz




