Cidades
Fabricação de brinquedos sustentáveis é opção de lazer para o Dia das Crianças
Pequenos podem usar a criatividade e materiais recicláveis para construir sua própria diversão, reutilizando itens que comumente iriam para o lixo

Com o uso de materiais reutilizáveis como papelão, plásticos, metal e vidro, servidores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb) criam brinquedos sustentáveis e contribuem para a preservação do meio ambiente. A prática positiva pode ser feita por crianças, com a supervisão de adultos, aumentando o reuso de recicláveis e diminuindo a incidência dos itens no resíduo domiciliar.
Brinquedos feitos a partir de objetos que iriam para o lixo, ou que não vão ser mais utilizados, preservam o meio ambiente. Além disso, ajudam a economizar dinheiro e também garantem que as crianças possam participar ativamente de todo o processo de produção do brinquedo, da ideia à concretização, contribuindo para a conscientização ambiental e fazendo com que sejam adultos mais responsáveis.

Servidora da Alurb há 24 anos, Ana Lúcia afirma que o processo contribui para que diversos itens sejam reutilizados e não sejam destinados ao aterro sanitário.
"Nós que somos da equipe de educação ambiental prezamos pela preservação do meio ambiente e ensinamentos positivos para que as pessoas possam fazer o mesmo. Fabricar esses brinquedos, demonstrar a reutilização de materiais recicláveis em coisas úteis, como artigos de decoração e brinquedos são de grande valia para que o cidadão comece a entender a importância do reuso", contou.
O trabalho realizado pelas servidoras da Autarquia é comumente exposto em ações de educação ambiental realizadas pela cidade ou em instituições. Ademais, contempla várias crianças de escolas municipais ou comunidades da capital, dando uma opção de lazer para quem mais precisa.

"É importante que as crianças aprendam sobre o reuso e o quanto isso contribui para que a natureza viva em paz. Dessa forma, eles podem crescer mais conscientes e preocupados com o tema preservação", completou a servidora.
Toda a produção dos brinquedos sustentáveis, que serão entregues neste sábado(11), numa ação que beneficiará as crianças do Flexal, em Bebedouro, conta com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital.
Mais lidas
-
1Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
2Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
3Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
4Em Piranhas
Ex-secretário de Saúde de Senador Rui Palmeira e seu filho de 1 ano morrem em acidente na AL-220
-
5Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda