Cidades

Arquidiocese de Maceió desmente boatos sobre mudanças em casamentos católicos

Igreja reafirma que segue as diretrizes do Vaticano e que não houve qualquer alteração no rito matrimonial em Alagoas

Por Tribuna Hoje 10/10/2025 15h10
Arquidiocese de Maceió desmente boatos sobre mudanças em casamentos católicos
O pronunciamento veio após a circulação de notícias falsas nas redes sociais, que alegavam alterações significativas no rito matrimonial - Foto: Reprodução/Internet


A Arquidiocese de Maceió esclareceu, na tarde desta quinta-feira (9), que não houve qualquer mudança nas regras que regem as cerimônias de casamento na Igreja Católica. O pronunciamento veio após a circulação de notícias falsas nas redes sociais, que alegavam alterações significativas no rito matrimonial.

Segundo o padre Rodrigo Rios, sacerdote da Arquidiocese, os boatos podem ter surgido após alguma diocese do país publicar um decreto disciplinar interno, o que teria gerado interpretações equivocadas e confusão entre fiéis de outras regiões.

“Não houve mudança na regra universal para cerimônias de casamento na Igreja Católica. Para que isso aconteça, o Vaticano teria que publicar novas diretrizes, e isso não ocorreu. O que pode ter acontecido é alguma diocese ter adotado medidas disciplinares específicas, que acabaram se espalhando”, explicou o padre.

Ainda de acordo com o sacerdote, não houve qualquer decreto disciplinar ou mudança nas diretrizes relativas ao casamento religioso em Alagoas. A Igreja no estado segue normalmente as normas do Vaticano, que são válidas para todas as dioceses do mundo.

“Em Alagoas, não houve mudanças nas regras para cerimônias de casamento realizadas pela Igreja Católica. A gente segue as mesmas regras do Vaticano, que são universais. Se houver alguma mudança no futuro, quando o Vaticano publicar novas diretrizes, nós seguiremos”, reforçou.

A Arquidiocese também orienta os fiéis a buscarem informações em fontes oficiais, como sites da própria Igreja, paróquias e canais de comunicação institucionais, para evitar a disseminação de boatos.