Cidades

Faixa em passarela do Cepa denuncia práticas antissindicais da Equatorial em Alagoas

Por Tribuna Hoje com assessoria 29/09/2025 12h22
Faixa em passarela do Cepa denuncia práticas antissindicais da Equatorial em Alagoas
Passarela do Cepa - Foto: Redes sociais

 A manhã desta segunda-feira (29/09) começou com um ato de protesto visível na passarela do Cepa, uma das áreas de maior circulação da cidade. Uma faixa foi estendida no local denunciando práticas antissindicais da Equatorial Alagoas, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado.

O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, que acusa a empresa de atentar contra o direito de organização sindical ao demitir, de forma considerada ilegal e imotivada, uma dirigente sindical logo após a assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho vitorioso para a categoria.



De acordo com os Urbanitários, a demissão ocorreu sem justificativa válida e representa um ataque direto à liberdade sindical, garantida pela Constituição Federal e por convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

A denúncia já foi levada às instâncias competentes, e o sindicato afirma contar com o apoio das entidades nacionais da categoria, incluindo a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), a Federação Regional do Nordeste e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Intermediação e providências


O superintendente do Ministério do Trabalho em Alagoas, Cícero Filho, já teria se comprometido a intermediar o conflito junto à empresa. O caso também será levado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderá investigar a denúncia de prática antissindical.

Os Urbanitários destacam que a luta é pela garantia dos direitos trabalhistas e sindicais, e que seguirão mobilizados até que a situação seja revertida e os responsáveis responsabilizados.