Cidades

Urbanitários da Casal garantem ganho real em acordo coletivo

Além dos avanços, Casal e Sindicato firmaram um canal de discussão com participação das partes sobre uma redação na cláusula do turno ininterrupto

Por Ascom Urbanitários 20/09/2025 01h51
Urbanitários da Casal garantem ganho real em acordo coletivo
Resultado representa não apenas a reposição inflacionária, mas também uma conquista concreta dos trabalhadores - Foto: Assessoria

Após a entrega da pauta de reivindicações no início de abril e, de intensas rodadas de negociações, os trabalhadores da Casal, através do Sindicato dos Urbanitários, garantiram um Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2025/2027, com ganho real e manutenção de todas as conquistas.

Na última proposta apresentada pela empresa houve a manutenção do acordo vigente (2023/2025), com reajuste de 5,53%, correspondente ao IPCA acumulado entre maio de 2023 e abril de 2024, além de um ganho real de 1% no auxílio-alimentação. Com isso, o benefício tem um ganho de 6,53%.

O resultado representa não apenas a reposição inflacionária, mas também uma conquista concreta dos trabalhadores, que conquistaram aumento acima da inflação, em sintonia com a política de ganho real, que é fruto dos avanços econômicos do país.

Além dos avanços, Casal e Sindicato firmaram um canal de discussão com participação das partes sobre uma redação na cláusula do turno ininterrupto, especialmente em situações que afetam a segurança e o acesso dos trabalhadores. Esse debate deve começar em até 48 horas após a assinatura do acordo, com prazo inicial de 60 dias para encaminhamentos.

Para o Sindicato, a vitória reforça a importância da mobilização da categoria e demonstra que a persistência nas mesas de negociação é fundamental para garantir direitos e avanços. “Foi um processo longo, mas conseguimos assegurar conquistas que valorizam o trabalhador da Casal”, avaliou Dafne Orion, presidenta dos Urbanitários.

O ACT 2025/2027 agora segue para homologação, consolidando um importante marco para os Urbanitários de Alagoas.