Cidades

Morre Dra Anita Studer, fundadora da Associação Nordesta, ONG de reflorestamento e educação ambiental

Por Assessoria 15/09/2025 10h42 - Atualizado em 15/09/2025 11h02
Morre Dra Anita Studer, fundadora da Associação Nordesta, ONG de reflorestamento e educação ambiental
Anita Studer, fundadora da Associação Nordesta - Foto: Divulgação

''É com grande tristeza que a Associação Nordesta anuncia a partida da Dra. Anita Studer, nossa fundadora, inspiração e exemplo de vida, aos 81 anos, na madrugada desta segunda-feira (15).

Com saúde frágil e debilitada pela idade, foi decidido pela equipe médica que ela deveria ficar internada em Genebra, na Suíça, nos últimos dias.

A família agradece todas as manifestações de carinho e pede privacidade nesse momento difícil. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em momento oportuno.

O Brasil se despede de uma das maiores protetoras do Meio Ambiente. Anita foi muito mais que a fundadora de uma associação: ela foi mãe para todos, sempre acolhendo cada pessoa debaixo de suas asas. Sua vida teve um só propósito: defender a natureza e lutar pelo que é justo. A partir do exemplo dela, a história continuará sendo feita.

Por meio da Nordesta, por exemplo, já foram plantadas mais de dois milhões de árvores nativas nas bacias dos rios Mundaú e Paraíba, o que auxilia na recomposição das matas ciliares da região.

Nascida em 26 de fevereiro de 1944, Anita dedicou toda a sua trajetória à defesa da Mata Atlântica, ao reflorestamento, à educação ambiental e ao apoio às comunidades rurais do Brasil.

Aos cerca de 20 anos de idade, a ornitóloga ainda era estudante de pós-graduação quando viajou ao Brasil pela primeira vez, para pesquisar o canto de pássaros na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

A viagem seguiu à região de Pedra Talhada, onde ela despertou a vontade de preservar a mata atlântica nas proximidades de Quebrangulo, em Alagoas. Teve de convencer a população local, fazer reuniões em Brasília… Era preciso ser muitas em uma só.

E foi graças à sua coragem e determinação que, em 1989, nasceu a Reserva Biológica de Pedra Talhada, um dos maiores símbolos de proteção da biodiversidade em nosso país. De 300 pássaros à época, hoje são mais de 3 mil, com rica diversidade botânica e biológica da floresta.

Homenagem e legado


Que cada árvore plantada, cada criança que aprendeu a cuidar da terra, cada sorriso que nasceu em meio às folhas e raízes, sinta a presença dela. De uma coisa temos certeza: o legado dela continua vivo.

Anita estava com programação de chegar ao Brasil no dia 25 de setembro, onde participaria de uma agenda em homenagem ao Dia da Árvore, com foco em conscientização sobre a importância da preservação das árvores e florestas, pois a data antecede a chegada da primavera no Hemisfério Sul, período associado ao renascimento da natureza e renovação ambiental.

No dia 3 de outubro, a Nordesta sediará a reunião do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Alagoas e a reunião do comitê Mudanças Climáticas de Alagoas. No dia seguinte, haverá uma homenagem à dra. Anita Studer em Quebrangulo, data em que já estava agendada a inauguração da Reserva Florestal Comunitária na cidade de Quebrangulo, conhecida como “Mata da Suíça”.

O presidente Internacional da Nordesta e filho de Anita, Adrien Chardet, informou que a programação não deve sofrer alterações e que agora tem uma inspiração maior: continuar os planos de homenagear o legado da Sra. Anita Studer''.