Cidades
Maceió consolida política pública de formação leitora em creches e escolas municipais
Programa amplia acesso à leitura desde a primeira infância e transforma bibliotecas em espaços de vivência literária

A leitura é uma viagem a um mundo vasto, onde a imaginação é o guia principal dessa aventura. Sob essa perspectiva, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) apresenta o programa Somos Feitos de Histórias: Construindo uma Sociedade Leitora e Escritora, que incentiva a leitura e amplia o universo literário de bebês, crianças e estudantes da rede pública municipal de ensino.
Publicada no Diário Oficial do Município em 13 de agosto, a medida consolida o programa como política pública permanente de formação leitora, garantindo sua continuidade e expansão em creches e escolas municipais.
A iniciativa é fruto da articulação entre técnicos pedagógicos, contadores de histórias e bibliotecários da Biblioteca Central Carlos Moliterno, em parceria com a Subsecretaria de Gestão Educacional e as Diretorias Especializadas de Gestão Educacional e Pedagógica.
Simone de Souza, coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed, explica que o programa foi desenvolvido no fim de 2023 e início de 2024, mas sua oficialização representa um avanço.
“O Somos Feitos de Histórias foi construído para ampliar o letramento literário. Percebemos a necessidade de incluir os bebês nesse processo, já que estudos mostram que a literatura pode começar desde a primeira infância. Agora, com a oficialização, temos a garantia de continuidade e ampliação dessa proposta como política pública, que abrange desde bebês até a educação de jovens, adultos e idosos, sempre na perspectiva da leitura como fruição e prazer, sem cobranças posteriores”, destaca.

Entre as ações previstas estão a formação de mediadores e contadores de histórias, a valorização de talentos locais, a modernização de espaços de leitura e a realização de eventos literários, como feiras, festivais e participação em bienais. O programa também promove múltiplos letramentos, como ambiental, racial, social, territorial e linguístico.
“Nosso objetivo é formar leitores autônomos e fluentes, que possam se desenvolver a partir da mediação em sala ou na biblioteca, conquistando a literatura como parte de sua própria experiência”, afirmou Simone.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
5Homicídio
Homem é executado a tiros dentro de caminhonete na Serraria