Cidades

Barra de Santo Antônio vive a história com desfile cívico que celebra Zumbi, Dandara e a Luta Antirracista

Por Claudio Bulgarelli 17/08/2025 08h38 - Atualizado em 17/08/2025 10h17
Barra de Santo Antônio vive a história com desfile cívico  que celebra Zumbi, Dandara e a Luta Antirracista
Convite aberto a todos - Foto: Divulgação

Esse 17 de agosto, domingo, marca um momento importante para  a Barra de Santo Antônio, que vai parar para assistir ao maior Desfile Cívico de sua história, celebrando os 65 anos de emancipação política do município. Com o tema "Zumbi e Dandara Vivem – Do Antirracismo à Explosão Tecnológica", escolas, alas temáticas e bandas fanfarras vão transformar a Avenida Central em um corredor de arte, cultura e emoção.

A abertura será marcada pelo Pavilhão do Estado Maior e pela Comissão de Frente, dirigida pela renomada coreógrafa Paolla Vasconcelos, que levará ao público um espetáculo coreográfico que conecta a resistência de Zumbi e Dandara aos avanços da era digital. Serão 10 escolas com 750 alunos neste desfile histórico.

E as escolas serão divididas em alas temáticas: CEMEI Vera Lúcia Chagas – Cultura Indígena: a força dos povos originários contra a escravidão, Creche Rume Farias e Escola Edson Leocádio – Uma viagem entre o Brasil e a África, Escola Maria Dolores Guedes – Consciência Negra todos os dias, Escola Benedito Casado – Cultura afro é arte viva, Escola Manoel Monteiro de Carvalho – Sabores e saberes do quilombo, Escola Ana Joaquina – Musicalidade e dança afro, Escola Edjackson Leocádio – Educação antirracista, EJA – Das águas à liberdade, 
Escola 7 de Setembro – Orgulho barrense e a Escola Major Nelson Augusto – De volta para o futuro: Zumbi e Dandara em uma viagem no tempo, encerrando as alas.

E o som vibrante das Bandas Fanfarras vão embalar o desfile, com a participação da Banda Fanfarra Municipal Eurides Accioly, Banda Fanfarra Municipal de Branquinha, Banda Fanfarra Municipal de Flexeiras, Banda Fanfarra Municipal de Passo de Camaragibe e a Banda Fanfarra Municipal da Barra de Santo Antônio.

A concentração será na Avenida Central, a partir das 16h, com destino à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.