Cidades

Encontro Fraternidade, Ecologia e Percepção Ambiental propõe diálogo sobre uso da Terra

Evento acontece nos 19 e 20 deste mês na Escola Fundamental Nossa Casa, no bairro da Levada

Por Tribuna Hoje 15/08/2025 12h10 - Atualizado em 15/08/2025 12h33
Encontro Fraternidade, Ecologia e Percepção Ambiental propõe diálogo sobre uso da Terra
Meio ambiente - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Maceió será palco do Encontro Estadual Fraternidade, Ecologia Integral e Percepção Ambiental entre os dias 19 e 20 deste mês. O evento será realizado na Escola Fundamental Nossa Casa, localizada no bairro da Levada, parte baixa de Maceió.

Organizado pela Associação Beneficente São João Batista, o evento propõe um diálogo sobre os desafios contemporâneos do uso da Terra. Representantes dos municípios alagoanos e professores de Educação Ambiental das redes públicas e privadas participarão das discussões. O evento busca propostas de soluções pautadas na solidariedade, responsabilidade e sustentabilidade e promete transformar a forma como os participantes percebem e interagem com o mundo ao seu redor, de modo a fortalecer a consciência ecológica e cidadã em Alagoas.

O encontro visa ainda estimular a construção de alianças sociais, econômicas e ecológicas, promovendo ações concretas que favoreçam o equilíbrio entre desenvolvimento humano e preservação ambiental.

A ideia é que a iniciativa vá além da discussão teórica. “É uma oportunidade para refletirmos sobre nossas responsabilidades com o Planeta e com a sociedade. Vamos abordar os caminhos para um uso mais sustentável dos recursos naturais e a construção de estilos de vida que valorizem a simplicidade e o respeito à Terra”, destacou um dos coordenadores do evento.

As palestras e debates serão conduzidos pelo professor Genebaldo Freire Dias. O docente é autor do livro Percepção Ambiental: Sincretismo, gratidão, tributo e conspiração – a vida na Terra.

As discussões serão voltadas à reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente, oferecendo ferramentas para compreender práticas sustentáveis e estilos de vida mais conscientes e equilibrados.

O encontro conta com a parceria do Ilê Nife Omi Omo Posu Beta, Ouro Verde Engenharia e Serviços Ambientais, Câmara Municipal de Maceió, Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed).

(Arte: Reprodução)