Cidades

Aliança entre FIEA, SESI e FIEC busca fortalecer a sustentabilidade na Indústria alagoana

Objetivo é desenvolver produtos sustentáveis e deixar um legado para as próximas gerações

Por Assessoria 09/07/2025 12h00
Aliança entre FIEA, SESI e FIEC busca fortalecer a sustentabilidade na Indústria alagoana
Objetivo é desenvolver produtos sustentáveis e deixar um legado para as próximas gerações - Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/AL), deu início, nessa terça-feira (08/06), a uma parceria estratégica com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) voltada ao desenvolvimento de produtos sustentáveis com base nos princípios ESG (ambiental, social e de governança). O marco inicial foi a visita da gestora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, à Casa da Indústria, em Maceió, onde promove uma capacitação com lideranças da FIEA.

A colaboração tem como meta estruturar um programa de certificação de práticas sustentáveis da indústria alagoana, contribuindo para o fortalecimento da cultura empresarial responsável e inovadora no estado. “Nós iniciamos, hoje, uma parceria para capacitação e consultoria em ESG, tendo como referência o trabalho já consolidado da FIEC. Essa troca de conhecimento vai gerar diagnósticos e planos de ação para impulsionar negócios sustentáveis em Alagoas”, disse Kledson Cavalcante, coordenador de Segurança do Trabalho do SESI/AL.

A gestora Alcileia Farias ressaltou a importância da cooperação entre federações industriais como estratégia para acelerar a agenda da sustentabilidade no setor produtivo nacional. Segundo ela, o que se pretende com a parceria entre Alagoas e Ceará é mais do que compartilhar uma metodologia, é oferecer um modelo de governança orientado para o futuro.

“A FIEC vem compartilhar um conhecimento que, para nós, é muito caro: a certificação de práticas sustentáveis no setor industrial. A FIEA exerce um papel fundamental na disseminação de conhecimento e no alinhamento dos sindicatos à agenda global de desenvolvimento sustentável. Não se trata apenas de uma prática, mas de uma transformação de mentalidade: de como fazemos negócios, de como produzimos, de como impactamos a sociedade”, ressaltou.

Segundo Alcileia, o que a FIEA está fazendo em Alagoas, por meio do programa de ESG lançado há pouco mais de um ano, já é uma referência. “Encontramos uma instituição com posicionamento firme, com políticas estruturadas e um compromisso autêntico com o ESG. Instituir um programa próprio, com diagnóstico e plano de ação para as empresas, é uma ação concreta que ultrapassa a gestão e se transforma em legado”, disse.

A diretora de Saúde e Segurança para Indústria (SSI) do SESI/AL, Cláudia Piatti, também destacou as ações contínuas alinhadas ao ESG realizadas pela FIEA. “A indústria tem um papel transformador na sociedade. Aqui em Alagoas, estamos construindo uma nova cultura empresarial baseada na sustentabilidade, com resultados expressivos que apontam para um futuro mais equilibrado e promissor”, disse.

Piatti também reforçou que a parceria entre as federações visa não apenas à qualificação das empresas, mas, também, a geração de valor para o setor industrial, alinhando crescimento econômico com responsabilidade em governança, social e ambiental.