Cidades

Comitiva da Alurb representa Maceió em oficina sobre arborização urbana

Encontro aconteceu sexta-feira(4), em Recife/PE, e foi mais uma etapa de construção do Plano Nacional de Arborização Urbana(Pla-NAU)

Por Alexandre Vieira / Ascom Alurb 05/07/2025 18h36
Comitiva da Alurb representa Maceió em oficina sobre arborização urbana
Representantes da Prefeitura de Maceió participam de seminário em Recife-PE - Foto: Ascom Alurb

Uma comitiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) representou a Prefeitura de Maceió na 4ª oficina presencial do PlaNAU – Região Nordeste, que aconteceu na sexta-feira(4), em Recife(PE). O Plano Nacional de Arborização Urbana está em fase de elaboração e faz parte do projeto de implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes(PCVR).

Na oficina, a comitiva formada por Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, Karine Gabriela, diretora de arborização urbana, e Rosivan Mendes, coordenador de arborização, teve a chance de debater ações e trocar experiências com outras prefeituras a respeito do tema.

"Essa troca é muito importante. Estamos ouvindo e contando nossas atividades e, com isso, estudando como melhorar o que já é feito em Maceió. O interessante é vermos as possibilidades citadas no evento, como o financiamento para a construção de viveiros, nos serviços de poda e supressão e até mesmo na aquisição de mudas de grande porte, assim como outras prefeituras do Nordeste vem fazendo", disse Kedyna Tavares.

O foco dessa oficina participativa, etapa Nordeste, é unir iniciativas e pensamentos para a construção do Plano Nacional de Arborização Urbana. Sobre isso, Karine Gabriela diz que "enquanto servidores, fomos buscar informações e modelos de para construir o novo Plano de Arborização de Maceió. Estamos caminhando para isso, fazendo com que nossa cidade de fique cada vez mais verde com espécies nativas da nossa região".

Aproveitando a ocasião, a comitiva maceioense alinhou uma parceria com representantes do Ministério do Meio Ambiente de Brasília. A ideia é captar o máximo de novidades para aplicar na capital alagoana.

"É uma grande chance de aprendizado e construção de algo que amplie a arborização na nossa cidade e região. Todos sabemos a importância das árvores para o meio ambiente e preservar, além de plantar cada vez mais, é algo positivo", concluiu o coordenador.