Cidades
Batalhão de Salvamento Aquático atuou em mais de 20 mil ocorrências e ações preventivas em abril
Resgates de afogamento em todo o Estado, orientações aos banhistas, sinalizações sobre locais de risco e orientações para crianças, fazem parte da estatística positiva

O Batalhão de Salvamento Aquático (BBMSA) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) registrou 20.997 ocorrências e ações de prevenção durante o mês de abril, em todo o estado. Os dados são do sistema operacional Fênix, utilizado pelo CBM/AL.
Entre as principais ocorrências, destacam-se a busca por cadáveres (6), resgates de afogamento (40), um óbito por afogamento, acidentes com animais marinhos (24), localização de crianças perdidas (7), além de outras situações diversas, como emergências clínicas e traumáticas, retirada de anéis, tentativas de suicídio, entre outras (40).
As demais 20.879 intervenções foram ações preventivas, fundamentais para conscientizar a população, evitar acidentes e contribuir significativamente para a redução de ocorrências. Isso evidencia o impacto direto da orientação e da vigilância exercidas diariamente pelos guarda-vidas junto a banhistas e turistas. Ações de prevenção consistem na entrega de pulseira a crianças, orientações aos banhistas sobre locais de risco de afogamento, fixação de placas de sinalizando os locais de risco e circulação dos banhistas em toda a praia.
As equipes atuaram estrategicamente nas praias de Francês, Jatiúca, Mirante, Guaxuma, entre outras. As viaturas GSA 01, responsável pela cobertura do litoral Norte e Sul, e GSA 02, especializada em operações de mergulho, também prestaram apoio em pontos chave e em situações que exigiram atuação subaquática.
A presença dos militares do Serviço de Voluntário Remunerado (SVR) foi essencial para reforçar o efetivo e garantir cobertura em áreas com grande fluxo de pessoas, como os postos Supervisor, Gunga, Sobral, Jacarecica e Barra de São Miguel.
Projeto Golfinho
Ainda com o foco em prevenção e conscientização, o CBM/AL desenvolve o Projeto Golfinho, que promove atividades educativas para crianças em Alagoas. O objetivo é ensinar noções básicas de segurança em ambientes aquáticos, primeiros socorros, natação, esportes, salvamento e preservação ambiental.
Neste ano, o projeto será realizado entre os dias 18 e 20 de junho, proporcionando a centenas de crianças momentos de aprendizado e diversão, com foco na formação de cidadãos conscientes e preparados para agir com segurança.
O evento acontecerá na Praça de Eventos do município de Maragogi, com a seguinte programação: Quarta-feira (18/06) das 13h às 17h; quinta-feira (19/06) das 8h às 11h30 e das 14h às 17h e na sexta-feira (20/06) das 13h às 17h.
As inscrições das escolas poderão ser realizadas entre os dias 19 e 23 de maio. A seleção dos participantes será feita pela Secretaria Municipal de Educação de Maragogi.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
2Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo