Cidades

Arquidiocese de Maceió convida comunicadores para celebrar o Jubileu da Comunicação no Santuário Virgem dos Pobres

O encontro integra a programação do Ano Santo, celebrado a cada 25 anos pela Igreja Católica em todo o mundo

Por Arquidiocese de Maceió 14/05/2025 11h55
Arquidiocese de Maceió convida comunicadores para celebrar o Jubileu da Comunicação no Santuário Virgem dos Pobres
A programação, que é gratuita e contará com a presença do arcebispo Dom Beto Breis, começa às 13h, no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Maceió - Foto: Divulgação

Jornalistas, relações públicas, profissionais de marketing, publicidade e propaganda, estudantes de jornalismo, além de radialistas, pasconeiros e comunicadores de movimentos e pastorais da Arquidiocese de Maceió estão convidados a participar, no dia 18 de maio, do Jubileu da Comunicação — um encontro que integra a programação do Ano Santo, celebrado a cada 25 anos pela Igreja Católica em todo o mundo.

A programação, que é gratuita e contará com a presença do arcebispo Dom Beto Breis, começa às 13h, no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, em Maceió, e tem como tema "Comunicadores de Esperança".

Os comunicadores serão recepcionados às 13h com uma acolhida. Em seguida, às 13h30, haverá a palestra “Estratégias Digitais na Igreja Católica”, com o estrategista digital Fabiano Fachini. Católico, formado em Jornalismo e com MBA em Marketing, Fachini realiza palestras e workshops por todo o Brasil sobre comunicação e redes sociais na Igreja. Em seu Instagram, reúne comunicadores interessados em conteúdo e processos para a gestão de mídias digitais.

Às 15h, será rezado o Santo Terço. Após um breve intervalo, os comunicadores participarão da Santa Missa, presidida pelo arcebispo Dom Beto Breis.

O Jubileu foi aberto em Roma no dia 25 de dezembro de 2024, pelo Papa Francisco, com o tema “Peregrinos de Esperança”. Em Maceió, o Ano Jubilar foi iniciado por Dom Beto Breis no dia 29 do mesmo mês, com uma caminhada que saiu da Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo, no bairro Jaraguá, até a Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, onde foi celebrada a Santa Missa.

O primeiro Jubileu foi proclamado pelo Papa Bonifácio VIII, no ano de 1300, como um ano de redenção. Inicialmente, o Jubileu era celebrado a cada 100 anos. Em 1343, o Papa Clemente VI reduziu esse intervalo para 50 anos. Finalmente, em 1470, o Papa Paulo II estabeleceu o Jubileu como evento regular a cada 25 anos, como ocorre até hoje.

Na Arquidiocese de Maceió, foram definidos três locais de peregrinação com todos os benefícios espirituais do Ano Santo:

Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió;

Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro Mangabeiras, em Maceió;

Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo (AL).

Desde o início do Jubileu, diversos grupos e paróquias já se mobilizaram para peregrinar nesses locais, a exemplo dos profissionais da saúde.