Cidades
Reunião discute propostas para a 5ª Conferência da Igualdade Racial de Alagoas
Encontro integrou processo democrático para a construção coletiva de sugestões

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), realizou, nessa segunda-feira (12), um encontro preparatório para a 5ª Conferência da Igualdade Racial do Estado de Alagoas. O encontro aconteceu de forma híbrida e reuniu representantes da sociedade civil, movimentos sociais e gestores públicos que atuam no fortalecimento das políticas públicas.
O momento integrou o processo democrático de preparação e construção coletiva de propostas e diretrizes que visam combater o racismo, promover a equidade racial no estado e valorizar a diversidade étnico-racial.
Na reunião, a representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Rosa Negra Ferreira, e a coordenadora de Relações Institucionais da Assessoria de Participação Social e Diversidade (Aspad) do Ministério da Igualdade Racial, Janaína Fernandes, apresentaram o relatório da última conferência nacional, que acontece logo após as etapas estaduais.
Depois, o professor do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Dr. William Robson Soares Lucindo, fez uma apresentação sobre o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. Ele abordou os impactos e desigualdades que a escravidão no Brasil deixou na sociedade.
Para Rosa Negra, a Conferência da Igualdade Racial é um momento para reafirmar o compromisso na luta pela equidade.
"É o momento em que a gente entra nesse debate das ações afirmativas, dos direitos humanos, de ocupar os espaços de decisão, e estarmos nesse espaço faz toda a diferença. É um momento também onde recusamos a naturalização do racismo, num movimento de mobilização e transformação", afirmou.
De acordo com a superintendente de Políticas para a Igualdade Racial da Semudh, Manuela Lourenço, o encontro proporcionou um espaço de diálogo sobre as vivências da população negra.
“Este encontro preparatório foi um espaço importante de diálogo com lideranças e comunidades que vivem as desigualdades na pele. Ouvir esses territórios é fundamental para que a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial seja, de fato, representativa e comprometida com propostas concretas de reparação e justiça racial em Alagoas”, explicou.
Também participaram do encontro representantes dos municípios que irão sediar as etapas municipais e regionais, que começam entre o final do mês de maio e início de junho.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
4Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
5Neve misteriosa
Final de O Eternauta explicado: o que aconteceu com Juan?