Cidades
Programa de Endereçamento Postal é lançado pelo Governo de Alagoas
'Um endereço para chamar de seu', um projeto pioneiro, foi elaborado por técnicos da Setrand, com apoio da Ufal e lançado em Satuba

Com o objetivo de garantir o direito de moradia a todos os cidadãos e na definição do nome do logradouro público, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lançaram na quinta-feira (8), na cidade de Satuba, o Programa Endereçamento Postal - Um Endereço para Chamar de Seu.
Em seu esboço, o programa irá atuar na definição do nome do logradouro público, numeração do imóvel e também no Código de Endereçamento Postal (CEP), permitindo que todos tenham comprovantes de residência para candidaturas a vagas de emprego, matrículas escolares, cadastros para acesso a serviços e políticas públicas e também abertura de micro empresa (MEI), facilitando a vida do cidadão para os serviços públicos do Brasil.
Cosmo Bernardino, que reside há 17anos na Comunidade Nova Esperança, agora tem direito ao número da casa e nome em sua rua. "Comprei uma caixa para correspondência e há seis anos nunca teve serventia. Agora posso receber minhas encomendas sem sair de casa", comemora o morador.

Andreia Estevam, secretária Especial de Planejamento da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, ressalta que o projeto tem grande importância social para as família, é inclusivo e chega para oferecer dignidade às pessoas. "A iniciativa possibilita o acesso aos serviços públicos aos moradores".
Para o vice-prefeito de Satuba, Luis Carlos Lira, o Programa que vem sendo executado pelos governos federal e estadual, e da Ufal, é extremamente significativo para os moradores, já que facilita a vida das famílias que estão inscritas nos programas sociais do município.
A ação segue com o mapeamento para consolidação dos endereços das localidades de baixa renda selecionadas, partindo então para a fixação de placas com nomenclaturas para as vias e numeração para as casas. O processo contribui para a execução da Regularização Fundiária de Interesse Social (REURB-S).
Mais lidas
-
1Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
2Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos