Cidades
Mão na massa: mulher comanda equipes de operários da construção civil

Lugar de mulher é onde ela quiser. É com essa máxima que Fabiana Ferreira, encarregada de turma de trabalhadores da construção civil encara o dia-a-dia, seja com sol ou chuva, comandando uma equipe de vinte operários, entre pedreiros e ajudantes de obra.
Em uma área tradicionalmente dominada por homens, Fabiana Ferreira conquistou seu espaço na empresa Cony Engenharia e decidiu escolher o lugar onde devia estar. De auxiliar administrativo, passou por apontadora e há dois anos é encarregada de turma.

Atualmente ela trabalha comandando sua turma de trabalhadores no município de Atalaia, dentro do programa Minha Cidade Linda, que é executado pelo governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
“Inicialmente tive um pouco de dificuldade, primeiro pela tarefa de comandar uma equipe formada por homens e, segundo, pela difícil missão que o cargo exige. Mas aceitei o desafio da empresa e hoje não sinto nenhuma dificuldade no meu dia-a-dia”, afirma Fabiana Ferreira.

Pelo programa Minha Cidade Linda, Fabiana também já comandou duas turmas de aproximadamente cem trabalhadores, no município de Murici. “Foi meu primeiro desafio como encarregada de turma e uma experiência em que aprendi muito”, pontua Fabiana.
Segundo ela, ser encarregada de turma é sempre uma aprendizagem e com diálogo sempre é possível superar as dificuldades. “Apesar da correria no trabalho, estou super satisfeita pela oportunidade, e estarei sempre seguindo com o meu trabalho na empresa”, assegura Fabiana.

Em Atalaia, a pavimentação em paralelepípedos já chega a aproximadamente 75 ruas em que a encarregada Fabiana vem tocando com a equipe e trabalhadores.
O pedreiro Diego Domingos, que trabalha sob o comando de Fabiana Ferreira há dois anos, explica que não tem o que reclamar em ter uma mulher como encarregada. “Ao contrário, temos um respeito muito grande por ela. Não tenho do que me queixar, só tenho alegria”, comemora.
Para o trabalhador José Carlos, ajudante prático, Fabiana tem sido muito exigente para que nada saia errado nos serviços. “Recebo algumas advertências, mas encaro como orientação de trabalho. Além disso, temos um respeito muito grande por ela”, destaca.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril