Cidades
Conjunto de imóveis de valor histórico em Bebedouro passa por obras de manutenção
Profissionais atuam para manter as características físicas e referências arquitetônicas dos imóveis

Um conjunto de casas de valor histórico no bairro do Bebedouro está recebendo serviços para manutenção da integridade estrutural. No total, 37 edificações localizadas nas áreas de desocupação foram apontadas pelo Município com essa característica e são monitoradas por uma equipe de especialistas. Este ano, 16 imóveis passarão por intervenções e 11 já receberam alvará para o início das atividades, 5 seguem em processo de licenciamento. Nos últimos anos, outros 21 imóveis já passaram por intervenções para a estabilidade das edificações.
Os reparos são feitos por empresas especializadas contratadas pela Braskem de acordo com as orientações e melhores práticas de preservação de patrimônio. A execução das obras acontece com a anuência do Município e o acompanhamento do corpo técnico da Braskem formado por arquitetas especialistas em patrimônio cultural.
Esses profissionais garantem a utilização dos materiais adequados para a consolidação de elementos que compõem a edificação a fim de garantir a estabilização das estruturas, respeitando o método construtivo dos imóveis. A equipe busca, ainda, manter as características físicas e referências arquitetônicas da época em que as edificações foram erguidas.
A preservação do patrimônio cultural das áreas de desocupação está prevista no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020, entre o Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) e adesão do Município.
Outros imóveis
Imóveis como o Palácio Bom Conselho, o Solar Nunes, a Igreja Santo Antônio de Pádua e as casas gêmeas Verde e Rosa passaram pelos trabalhos de recuperação estrutural. A maioria recebeu intervenções em suas estruturas, esquadrias e telhado. Em alguns casos, estruturas metálicas foram instaladas para garantir a integridade estrutural dos imóveis. Na Igreja Santo Antônio de Pádua foi feita também a manutenção preventiva da fachada com recuperação de peças e fixação do revestimento em azulejo português e pinturas.
A Braskem ainda mantém serviços de limpeza e controle de pragas nos imóveis, e apoia a segurança patrimonial, com uma equipe de profissionais que se revezam 24 horas por dia, voos diários de drones e sistemas de câmeras e alarmes.
Registro da memória
Além do esforço contínuo para manutenção da estrutura dos imóveis de valor histórico indicados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió (Semurb), os imóveis também fazem parte do Dossiê dos Bens de Interesse Cultural, que tem como objetivo guardar a memória dos imóveis e vai conter informações documentais e visuais dos detalhes construtivos e da história de cada um. O trabalho é conduzido por uma equipe formada por arquitetos, historiador e arqueóloga.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos