Cidades

Mais de 700 testes rápidos para ISTs realizado em mutirão pré-Carnaval

Por Wilson Smith / Ascom SMS 28/02/2025 13h50
Mais de 700 testes rápidos para ISTs realizado em mutirão pré-Carnaval
Mais de 700 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais foram realizados no mutirão de prevenção pré-Carnaval, promovido pela SMS - Foto: SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com o Sesc Alagoas, realizou um mutirão de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais. A ação aconteceu na quarta-feira (26), no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, e na quinta-feira (27), no Maceió Shopping, ampliando o acesso da população a serviços de prevenção e diagnóstico precoce.

Ao longo dos dois dias de ação, foram realizados mais de 700 testes rápidos, permitindo que a população recebesse o resultado em poucos minutos. Além da testagem, a iniciativa também contou com distribuição de preservativos internos e externos, sachês de gel lubrificantes e informações sobre prevenção combinada e autocuidado.

A testagem regular é uma das estratégias mais eficazes para o controle das ISTs, pois permite o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento, reduzindo a transmissão e possíveis complicações de saúde.

De acordo com a técnica da Coordenação de Prevenção e Controle das ISTs, Teresa Carvalho, iniciativas como essa são fundamentais para conscientizar a população e ampliar o acesso à saúde.

“Esse trabalho contínuo de testagem rápida e educação em saúde é essencial para garantir que a população tenha acesso ao diagnóstico precoce. Também reforçamos a importância da prevenção combinada, que inclui o uso de preservativos, testagem regular e profilaxias como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), além da vacinação contra hepatites e HPV”, destacou.

A ação integra um conjunto de estratégias preventivas intensificadas no período pré-Carnaval, quando há um aumento da exposição a fatores de risco devido às festividades. A adesão aos testes rápidos, nessas ações, reforçam a importância da descentralização desses serviços para locais de grande circulação.

Acesso contínuo

Quem não pôde comparecer ao mutirão ainda pode realizar a testagem rápida gratuitamente nas unidades de saúde do município. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem o exame de forma sigilosa e humanizada, além de suporte para aqueles que recebem um diagnóstico positivo.