Cidades

Alunas e coordenação do Instituto Guerreiras fazem visita técnica ao Salão Ariel Cabeleireiros

Por Assessoria 21/02/2025 14h08
Alunas e coordenação do Instituto Guerreiras fazem visita técnica ao Salão Ariel Cabeleireiros
Recebidas pelo proprietário Ariel Fernandes, as alunas conheceram os diferentes ambientes do salão - Foto: Assessoria


As alunas da turma LGBTQIA+ do curso de Design de Sobrancelhas do Instituto Guerreiras participaram nessa quarta-feira (19.02) de uma visita técnica ao salão Ariel Cabeleireiros, no bairro de Jatiúca, em Maceió. A experiência proporcionou às participantes um contato direto com o funcionamento de um salão de beleza profissional, ampliando seus conhecimentos sobre o mercado e a rotina de atendimento ao cliente.

Recebidas pelo proprietário Ariel Fernandes, as alunas conheceram os diferentes ambientes do salão e acompanharam as explicações da cabeleireira Thaís Ferreira, que detalhou os protocolos de atendimento e os cuidados necessários na prestação de serviços estéticos. Thaís, que atua há 13 anos no salão, destacou a importância da higiene e da esterilização dos materiais utilizados, além do descarte correto dos itens descartáveis.

A instrutora do curso, Lysia Flávia, incentivou as alunas a tirarem dúvidas sobre os procedimentos e desafios enfrentados na área de design de sobrancelhas. Ela também ressaltou o impacto da visita técnica na formação das alunas: “Essa visita é essencial para que as alunas conectem a teoria à prática, vivenciando de perto a rotina de um salão e compreendendo como aplicar as técnicas aprendidas em aula”, afirmou.

Já Fabíola Silva, presidente do Coletivo de Pessoas Trans e representante do Instituto Guerreiras, reforçou a relevância da experiência para as alunas: “O Ariel é uma referência no ramo e trazê-las aqui é fundamental para que tenham uma visão real do mercado de trabalho. Além disso, conhecer sua trajetória inspira e reforça que, com talento e dedicação, elas também podem alcançar o sucesso.”

Histórias de superação e aprendizado

Durante a visita, algumas alunas compartilharam suas experiências e expectativas com o curso. Tifani Mendonça, que já atua como maquiadora profissional e artística, disse que decidiu se especializar para conquistar mais espaço no mercado: “Quanto mais experiência, melhor. Faço maquiagem social e artística, mas quero ampliar meu conhecimento para oferecer pacotes completos às clientes. No futuro, pretendo abrir meu próprio espaço”.

Já Melissa Bianca, destacou o impacto do curso em sua vida:“Essa oportunidade é muito importante para nós, porque muitas pessoas do nosso público não encontram espaço no mercado. Esse curso abre portas e nos permite sonhar com um futuro melhor.”

A coordenadora geral do Instituto Guerreiras, Telma Ribeiro, agradeceu ao empresário Ariel Fernandes, por abrir as portas do empreendimento para a visita. “Essa parceria é importante porque possibilita às alunas conhecerem os diferentes ambientes do salão
e acompanharem as explicações e as rotinas das profissionais que aqui atuam, e também entenderem como funciona um negócio de sucesso."

Encerramento do curso e novos projetos

As aulas do curso de Design de Sobrancelhas serão concluídas no dia 21 de março, com um seminário de encerramento programado para o dia 25 de março, onde as alunas demonstrarão tudo o que aprenderam. O Instituto Guerreiras já planeja novos cursos, incluindo um de manicure e pedicure, cuja data será definida em breve.

“Essas iniciativas reafirmam o compromisso do Instituto em oferecer qualificação profissional e oportunidades para o público LGBTQIA+, promovendo inclusão e autonomia financeira”, destacou a presidente, Emanuelle Melo Gomes. 

As ações do Instituto são viabilizadas pelo Projeto Transformar, financiado pelo fomento n.º 952330/2023, com apoio da Ministério dos Direitos Humanos e da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.