Cidades
Hospital da Mulher lança cartilha de apoio a mães e cuidadores com crianças internadas na UTI e UCI pediátricas
Material foi desenvolvido pela equipe de psicologia e destina-se às mães e acompanhantes de crianças internadas na UTI Pediátrica e na UCI
Em mais uma iniciativa de humanização e acolhimento voltada aos pacientes, o Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, lança a cartilha "Laços de Cuidados - Fortalecendo a Resiliência e o Autocuidado". O material foi desenvolvido pela equipe de psicologia da unidade hospitalar e destina-se às mães e acompanhantes de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
A iniciativa visa complementar o suporte psicológico já ofertado a essas mães, com apoio voltado ao autocuidado e fortalecimento emocional durante a fase tão desafiadora, que é a internação de um filho. “Este projeto nasce da necessidade de ampliarmos o olhar, ver além da criança hospitalizada, visualizando também o cuidador, que em sua maioria é a mãe”, explicou a psicóloga Nayara Calheiros.
O conteúdo da cartilha possui linguagem acolhedora e fácil, além de fornecer orientações sobre como lidar com emoções intensas, cultivar a autocompaixão e aplicar estratégias para lidar com o cotidiano durante a hospitalização de sua criança. “Sabemos que o processo de hospitalização de um filho é muito delicado para toda família e muitas vezes a mãe negligencia suas próprias emoções e sentimentos, voltando toda sua atenção à criança. E é neste momento que é fundamental o papel da psicologia, no acolhimento, apoio e fortalecimento a esse cuidador”, assegurou a psicóloga.
O material também inclui atividades práticas desenvolvidas por especialistas do Hospital da Mulher de Alagoas; momentos de reflexão e dicas que incentivam o autocuidado saudável, que promovem um equilíbrio emocional. A cartilha Laços de Cuidados está disponível para download em formato digital nas redes sociais do Hospital da Mulher de Alagoas (@hospitaldamulheralagoas) ou no link (https://www.saude.al.gov.br/wp...) para que todas as mães tenham acesso ao conteúdo.
Beneficiada
Roseane dos Santos, mãe da pequena Júlia, paciente da UTI Pediátrica do Hospital da Mulher de Alagoas, recebeu acolhimento da equipe de Psicologia durante a hospitalização de sua filha e foi apresentada ao conteúdo da cartilha. “Toda equipe foi muito atenciosa, fui bem tratada e o apoio da psicologia foi importante porque pude conversar e expressar meus sentimentos. A psicóloga também me apresentou a cartilha e todo conteúdo é interessante para nós, mães, que estamos ao lado de nossas crianças durante o internamento”, relatou.
Mais lidas
-
1Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
2Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
3Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
4Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
5Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar



