Cidades

Sorriso de Plantão abre 80 vagas para novos voluntários

Por Tribuna Hoje 12/02/2025 10h23
Sorriso de Plantão abre 80 vagas para novos voluntários
As inscrições estão abertas até o dia 1º de março de 2025 e podem ser feitas pelo site www.sorrisodeplantao.com.br - Foto: Edilson Omena


Um sorriso pode ser um poderoso remédio, e é exatamente isso que o projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão tem levado aos hospitais de Maceió há 23 anos. Com um trabalho dedicado à humanização hospitalar, a iniciativa da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com 80 vagas abertas para novos voluntários.

Nesta edição do TH Entrevista, conversamos com a coordenadora do projeto, professora Maria Rosa, que explicou mais sobre essa oportunidade especial para universitários que desejam fazer a diferença na vida de pacientes hospitalizados.


Maria Rosa, relembrou que o Sorriso de Plantão nasceu em 2002, inspirado no trabalho dos Doutores da Alegria, que existe há 35 anos em São Paulo. Inicialmente, estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) começaram a se caracterizar e desenvolver atividades lúdicas com crianças hospitalizadas. Para garantir a continuidade da ação, a iniciativa foi cadastrada como projeto de extensão e passou a ocorrer semanalmente. No início, as visitas eram voltadas apenas para o setor de pediatria, mas hoje também abrangem adultos, idosos e setores mais sensíveis, como a UTI, queimados e hemodiálise. “Todo sábado, os integrantes se dividem nos seis hospitais da capital de 14h às 17h para levar alegria e esperança aos pacientes”, frisou.

Atualmente, o projeto conta com 142 integrantes, divididos entre a equipe de comunicação e os palhaços de hospital. Segundo Maria Rosa, várias pesquisas acadêmicas, incluindo graduação, mestrado e doutorado com intercâmbio na Europa Ocidental, comprovam a importância do Sorriso de Plantão no ambiente hospitalar.

“O hospital é um local de dor e sofrimento, muitas vezes associado à morte. O palhaço de hospital não cura doenças, mas torna a internação mais leve, trazendo momentos de alegria e esperança para os pacientes, seus acompanhantes e até mesmo para os profissionais de saúde”, salientou.

O projeto também promove a leitura entre os pacientes, por meio do Foguete Leitura, permitindo que crianças e acompanhantes utilizem livros no hospital. Além disso, o envolvimento no Sorriso de Plantão proporciona aos estudantes uma formação mais humanizada e acolhedora, independentemente da área de atuação acadêmica.

Como participar?

As vagas são abertas para universitários a partir do primeiro ano até o penúltimo ano do curso, incluindo aqueles que foram aprovados no Enem e ingressarão na universidade no segundo semestre de 2025. Os interessados devem cumprir alguns critérios: Estar matriculado em um curso universitário; ter o cartão de vacina atualizado e fazer a inscrição online e participar do processo seletivo.

A seleção inclui uma prova escrita para avaliar o perfil do candidato, uma entrevista com uma apresentação artística (que pode ser um poema ou contação de história, por exemplo) e um período de formação. Os novos voluntários nunca entram sozinhos nos hospitais, atuando sempre em equipe.

“Não é necessário ter experiência artística. Precisamos de diferentes perfis de palhaços, incluindo os mais tímidos, que podem se conectar com crianças que também são mais reservadas”, reforçou Maria Rosa.

Prazo e inscrição

As inscrições estão abertas até o dia 1º de março de 2025 e podem ser feitas pelo site www.sorrisodeplantao.com.br ou pelo Instagram @sorrisodeplantao, onde também está disponível o edital com todas as informações.

Para quem deseja conhecer mais sobre a iniciativa, nesta quarta-feira (12) será lançado na Amazon o livro Por Trás do Nariz Vermelho, que detalha o funcionamento do projeto, os seis hospitais de atuação e depoimentos sobre essa experiência transformadora.