Cidades

Dia Nacional dos Gráficos: homenagem e reconhecimento aos profissionais da impressão

Jorgraf celebra a importância do segmento que impulsiona a indústria nacional

Por Tribuna Hoje 07/02/2025 15h55 - Atualizado em 07/02/2025 20h05
Dia Nacional dos Gráficos: homenagem e reconhecimento aos profissionais da impressão
Profissionais gráficos comemoram data - Foto: Edilson Omena

Nesta sexta-feira (7), é celebrado o Dia Nacional dos Gráficos, uma data de grande significado para esses profissionais que desempenham um papel fundamental na comunicação impressa. Em Alagoas, a Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), responsável pelo jornal Tribuna Independente, o portal Tribuna Hoje e a TV Tribuna Web, presta homenagem aos gráficos, destacando suas histórias e contribuições para o setor.

Para o presidente do Sindicato dos Gráficos de Alagoas (Sindgráficos) e também da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), José Paulo Gabriel, no Dia do Gráfico, o Sindicato dos Gráficos de Alagoas e de todo o Brasil, reconhece e celebra a importância dos profissionais gráficos que impulsionam a indústria nacional.

“É o momento de valorizar o impacto positivo que cada profissional gera na economia e na transformação de ideias em realidade. Com mais de 15 mil empresas e gerando mais de 300 mil empregos formais em um país continente que tem quase 50 milhões de trabalhadores, o setor gráfico se destaca e se incorpora em diversos ramos do bem estar dos brasileiros como: indústria visual, de entretenimentos, editorial, publicidade, Jornais, revistas, livros, formulários, etiquetas, rótulos, embalagens, cartões transacionais, out-door, webdesign e muitos outros”, pontuou José Paulo Gabriel.

Conforme o sindicalista, as indústrias de hoje deste importante setor, estão mais flexíveis, conectadas aos clientes, sustentáveis, adaptadas as novas demandas do mercado e entendendo as necessidades de comunicação e de projetos, mas, sempre focadas no futuro da terceira revolução industrial, do digital a robótica. “Alagoas com o seu potencial parque gráfico e sua excelente e qualificada mão-de-obra está inserida sim, nesse contexto de indústria 4.0 atendendo as demandas locais e nacionais”. “Junte-se a nós para honrar esses talentosos profissionais gráficos que moldam o futuro da indústria gráfica e da comunicação em Alagoas”, destacou.

O orgulho de ser gráfico na Tribuna Independente


Na Jorgraf, o orgulho e a valorização dos gráficos fazem parte da identidade da cooperativa. Em um momento em que o digital ganha espaço, a entidade reafirma seu compromisso com a impressão ao inaugurar, em julho de 2018, um novo parque gráfico, consolidando a importância da impressão no jornalismo alagoano.

Neste Dia Nacional dos Gráficos, a homenagem é para todos os profissionais que, com dedicação e técnica, continuam garantindo que a informação impressa se mantenha viva e relevante.

Uma data histórica para a categoria


O Dia do Gráfico tem origem na histórica greve realizada em São Paulo, em 1923, quando trabalhadores do setor se mobilizaram por melhores condições salariais e de trabalho. A mobilização, liderada por João da Costa Pimenta, foi um marco na história sindical brasileira e resultou na fundação do Sindicato dos Gráficos, fortalecendo a categoria em todo o país.

5 Curiosidades sobre a profissão


1. Os chineses foram pioneiros na profissão
A história da impressão remonta há mais de 2.000 anos, com os chineses sendo os pioneiros na utilização de blocos de madeira para imprimir textos e imagens. A impressão “woodblock”, também conhecida como “xilogravura”, revolucionou o registro histórico da época e, com a expansão territorial da China medieval, foi importada para outros países, democratizando o conhecimento.

2. Gutenberg foi o primeiro gráfico da história

Em 1450 o alemão Johannes Gutenberg inventou a prensa gráfica e tornou-se conhecido como ‘o pai da imprensa’. Foi ele quem imprimiu a primeira bíblia, tornando os métodos de reprodução antigos em desuso. Por isso, ele é considerado até hoje o primeiro gráfico da história.

3. “Notícias recebidas” foi o primeiro jornal diário impresso

Segundo informações disponíveis no site da Prefeitura de São Paulo, após a invenção de Gutenberg, as técnicas de produção de textos foram inovadas e, a partir de 1650, surgiu o primeiro jornal impresso diário do mundo, o Einkommende Zeitungen (Notícias Recebidas). O jornal foi fundado na cidade alemã de Leipzig, onde era vendido ao público.

4. O trabalho gráfico é composto por três níveis

Além do pedido e definição do processo, os trabalhos gráficos são realizados em três níveis, são eles:
- Pré-impressão: que prepara o arquivo de acordo com a especificação da máquina, já que cada equipamento trabalha com um padrão de impressão;
- Impressão: produz a matriz e, após aprovado, começa a etapa de produção;
- Acabamento: fase final do produto em que são realizados corte, dobradura, aplicação de verniz e outros.

5. É um mercado em expansão

O avanço tecnológico proporcionou inovação ao segmento e trouxe diversos benefícios para a profissão, tanto que, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), de março de 2023, o setor de produção editorial representou cerca de 21% de participação na área e a produção de impressos promocionais 8%, com destaque para o setor de embalagens com 49%, demonstrando crescimento no ramo gráfico.

Confira fotos históricas do setor gráfico em Alagoas: