Cidades
Maceió: vacinação contra a dengue continua disponível para público-alvo
Imunização é essencial para reduzir casos graves e hospitalizações

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da imunização como estratégia fundamental no combate à dengue. A vacina atenuada é oferecida para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, e pode ser aplicada, mesmo com infecção prévia pelo vírus da doença.
O esquema vacinal consiste em duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses entre elas. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 16h e também nos Corujões da Saúde até às 21h.
A SMS reforça a importância da adesão à vacinação e convida pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de saúde para receberem a imunização. Além disso, destaca que a vacina não substitui as medidas de prevenção, como eliminar recipientes que acumulam água parada e adotar práticas de controle ambiental para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
“A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), ampliando as estratégias de prevenção e reduzindo hospitalizações e óbitos relacionados à doença”, destaca a coordenadora-técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
A dengue é uma infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, podendo evoluir para formas graves e, em alguns casos, levar à morte. Até o momento, não há um medicamento específico para o tratamento da doença, tornando a prevenção e o controle vetorial as principais medidas de combate.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
3Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
4Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
5É hoje!
'Vale Tudo': veja quem é quem na nova novela da TV Globo