Cidades

Nova Praça Deodoro é entregue à população

Espaço público será gerido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas

Por Dicom TJ/AL 14/01/2025 10h31
Nova Praça Deodoro é entregue à população
Parte do projeto de revitalização do Centro de Maceió, nova Praça Deodoro foi inaugurada nessa segunda-feira - Foto: Adeildo Lobo / Dicom TJ

A nova Praça Deodoro foi inaugurada, nesta segunda (13), pela Prefeitura de Maceió. Como parceiro do projeto de revitalização do Centro da cidade, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) assumiu a gestão da praça, sendo responsável pela manutenção e preservação do espaço público.

O presidente Fernando Tourinho destacou a importância para a história de Maceió revitalizar a Praça Deodoro, incentivando novos investimentos de lojistas e dando mais orgulho aos alagoanos por meio do resgate cultural.

“Nós temos que trazer de novo a população para o Centro. O processo de revitalizar é para que todos possam comparecer aqui. Acreditamos que a população vai voltar naturalmente quando se sentir segura, quando se sentir confiante. E essa é a proposta do Tribunal”, disse.

Fernando Tourinho também contou que a ideia de mudar o TJAL de lugar, levando-o para a parte alta da cidade, foi descartada devido aos investimentos com a revitalização dos espaços ao redor, valorizando cada vez mais o centro da cidade.

“Nós temos o Teatro Teodoro, a Academia Alagoana de Letras, que também precisa ser revitalizada, para que possamos oferecer uma melhor atenção a toda a população de Maceió. É um momento de muita felicidade de todos que fazem o Poder Judiciário de Alagoas e de todos do município de Maceió poder receber essa belíssima praça, totalmente revigorada”, comemorou o presidente.

O prefeito JHC destacou que o maior objetivo é resgatar o centro, criando um local de convivência, ao lado do Palácio da Justiça. Para ele, a parceria com o TJAL possibilitou a entrega do parque público com mais de 5 mil metros quadrados, usando materiais de primeira qualidade, assim como foi feito na Praça Centenário.

“Resgatamos essa tradição com a modernidade do futuro. A praça traz equipamentos imobiliário urbano que são conectados já à USB, à internet, de perfeita qualidade. Temos a parte luminotécnica aqui que realça ainda mais as belezas, a natureza que existe aqui. Temos todo o conjunto desses prédios públicos antigos, históricos e culturais, que são emblemáticos, como o nosso Teatro Deodoro, que é símbolo também na nossa cultura”, disse o prefeito.

Segundo a arquiteta Clarice Gavazza, integrante da Diretoria Adjunta de Infraestrutura de Obras e Serviços do TJAL, o projeto da praça foi realizado em parceria com os arquitetos da Prefeitura de Maceió.

“Nós desenvolvemos o desenho básico da praça e depois fomos aprimorando os detalhes, enriquecendo as ideias. Ainda vamos entregar uma escultura com 10 cavalos, representando a cavalaria do Marechal. Vamos ter QR codes contando a história, tanto da Praça quanto do Marechal Deodoro e da cavalaria no piso amadeirado, que vai ser chamado de Passeio do Marechal”, adiantou a arquiteta.

Participaram da solenidade os desembargadores Orlando Rocha (vice-presidente), Domingos Neto (corregedor-geral), Elisabeth Carvalho, Alcides Gusmão, Tutmés Airan, Ivan Brito e Márcio Roberto Albuquerque, além de magistrados e servidores do Judiciário.

Inauguração do Museu

Nesta terça-feira (14), às 18h30, o desembargador Fernando Tourinho encerra as obras de sua gestão à frente do TJAL com a reinauguração do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário, que funciona no prédio histórico da Corte de Justiça.

“Nós vamos, amanhã, inaugurar o Museu, que vai integrar a praça. Na verdade, estamos revitalizando o Centro de Maceió, o Tribunal está construindo seus prédios e temos a Corregedoria Geral da Justiça do outro lado. Está tudo funcionando como eu penso que deveria ser para nós que amamos Maceió”, revelou.