Cidades
DMTT volta a multar um dia após Justiça manter intervenção no trânsito
O Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) voltou a multar os veículos estacionados nas alças interna e externa da Avenida Silvio Carlos Vianna, na orla de Ponta Verde, em Maceió. A operação de trânsito para verificar as irregularidades voltou após o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), por meio do presidente, desembargador Fernando Tourinho, manter a intervenção no tráfego de veículos na orla e a ampliação da "faixa verde".
Viaturas do DMTT foram registradas por moradores na manhã deste sábado (28) no local. As agentes do órgão já aplicaram multas naqueles condudores que pararam no local proibido.
Uma moradora postou nas redes sociais imagens do momento em que uma viatura do DMTT para ao lado de um veículo estacionado no local proibido. "Hj amanhecenos assim!! O carro multado era o da minha filha que dormiu aqui!!", diz a moradora.
DECISÃO
A nova faixa verde foi implantada na Avenida Sílvio Carlos Viana, na Ponta Verde, no início do mês e desagradou moradores e o setor de hotéis, bares e restaurantes.
Associações de hotéis, restaurantes, guias de turismo e outras entidades entraram com um mandado de segurança contra a medida. Eles apontaram prejuízos aos moradores, turistas e comerciantes locais.
No dia 17, a Justiça de Alagoas determinou a suspensão imediata das alterações no trânsito da região. O juiz Antonio Emanuel Dória Ferreira, responsável pela decisão, apontou que as mudanças não seguiram os procedimentos necessários, como a realização de estudos de impacto viário e a consulta à população. Ele ressaltou que as alterações poderiam comprometer a mobilidade urbana e afetar negativamente o comércio local.
Porém, nessa sexta-feira (27), o desembargador Fernando Tourinho atendeu ao recurso do DMTT e concedeu efeito suspensivo sobre a decisão agravada, que suspendia a ampliação da Faixa Verde e medida que proíbe estacionamento na área do Canteiro Central da Av. Silvio Carlos Viana, na Ponta Verde.
Com a decisão, o DMTT informou que as ações de fiscalização na região tanto na área externa, onde há a pintura verde, como na área interna, voltariam a ser realizadas.
O órgão ressaltou que a Faixa Verde é uma medida necessária para a reorganização do trânsito na região. O espaço é mais uma ação de incentivo à mobilidade ativa e promove a acessibilidade e a integração para as pessoas que frequentam a orla de Maceió, respaldado em estudos técnicos realizados pela Diretoria Executiva de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT.
"São intervenções pensadas, baseadas na legalidade, estudadas por nossas equipes e que visam melhorar a mobilidade urbana na região para garantir o uso dos espaços, especialmente pelos cadeirantes e pessoas com a mobilidade reduzida, por quem quer caminhar, correr, pessoas com crianças em carrinhos de bebê, por exemplo, e no passeio em família. Tudo isso acompanhado de segurança", destacou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira