Cidades

Corpo de Bombeiros resgata quatro pessoas em elevador de prédio na Jatiúca

Ocorrência se deu em residencial do bairro; ninguém ficou ferido

Por Ascom CBM/AL 27/12/2024 00h27
Corpo de Bombeiros resgata quatro pessoas em elevador de prédio na Jatiúca
Só o Corpo de Bombeiros ou a equipe técnica responsável pode resgatar pessoas em elevador - Foto: Ascom CBM/AL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionado na manhã desta quinta-feira (26) para atender a uma ocorrência envolvendo um elevador travado com quatro pessoas em seu interior, em um edifício localizado na Rua Professor Sílvio de Macêdo, no bairro Jatiúca, em Maceió.

Quando chegou ao local, pronta para realizar os procedimentos necessários de resgate, a guarnição já encontrou uma equipe técnica especializada destravando o elevador e liberando as pessoas que estavam presas.

Ninguém se feriu e as vítimas não precisaram de atendimento médico.

Recomendações de segurança

Em situações como a ocorrida nesta quinta, na Jatiúca, o Corpo de Bombeiros e a empresa de manutenção do edifício são os únicos que podem resgatar pessoas presas em elevadores.

O risco de acidentes com elevadores é de 1 em 600 milhões de viagens. A principal causa é a falta de manutenção, mas tem outros fatores que também contribuem para isso, como os casos de sobrepeso. Para minimizar falhas, é importante utilizar os elevadores de forma adequada.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas destaca a importância de observar as recomendações de limite seguro de carga, geralmente fixadas na parede dos elevadores. A maioria desses equipamentos instalados em prédios residenciais e comerciais tem capacidade para até seis pessoas, mas é importante observar o peso de cada uma.

Outras formas de evitar acidentes é não segurar a porta do elevador; não tentar entrar em um elevador cheio; apertar apenas o botão do seu andar de destino; e sempre respeitar a ordem de saída e entrada;

O que fazer em caso de elevador travado:

Mantenha a calma. O pânico pode agravar a situação, portanto, respire fundo e tente tranquilizar as pessoas ao seu redor.

Acione a ajuda. Se o elevador estiver travado, use o interfone ou o botão de emergência para comunicar o problema à central de controle do edifício ou à empresa responsável pela manutenção.

Não tente sair por conta própria. Tentar abrir portas ou forçar o funcionamento do elevador pode causar outros acidentes.

Tente enviar informações. Se possível, informe sua localização e o número de pessoas dentro do elevador para facilitar o trabalho das equipes de resgate.

Aguarde por ajuda. Em situações mais graves, como falta de ventilação ou risco iminente, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para garantir a segurança dos ocupantes.

O CBM/AL alerta para a importância de não agir de maneira precipitada e sempre buscar o auxílio de profissionais qualificados para garantir a segurança de todos.