Cidades
CBM/AL forma novos operadores de aeronaves remotamente pilotadas
Corporação contará com reforço de 15 militares que auxiliarão ativamente nas operações de resgate e combate a incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), a formatura de 15 novos operadores de aeronaves remotamente pilotadas (drones). A cerimônia aconteceu na sede do Batalhão de Operações Aéreas, em Marechal Deodoro, e foi presidida pelo tenente-coronel Diego Mendonça dos Anjos, comandante do batalhão.
Durante o Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Coarp), com duração de 45 horas-aula, os militares passaram por intensos treinamentos teóricos e práticos. A capacitação teve início no final de novembro e se estendeu até o começo de dezembro, dividida entre conhecimentos técnicos sobre teoria do voo, meteorologia e legislação aeronáutica, e aulas práticas de voo. Com a conclusão do curso, os bombeiros estão prontos para utilizar drones em diversas operações.
Na ocasião, foi entregue ao Batalhão de Busca e Salvamento, na pessoa do seu comandante, tenente coronel Roberto Wanderley, uma aeronave remotamente pilotada do modelo DJI Enterprise Dual 2, que possui câmera térmica, autonomia de voo de trinta minutos por bateria, alto-falante e sistema de iluminação – reforço operacional de peso para auxiliar em operações de incêndio e busca e salvamento.
As aeronaves remotamente pilotadas têm se consolidado como ferramentas essenciais para a corporação, especialmente no auxílio em resgates, localização de desaparecidos e combate a incêndios. O Batalhão de Bombeiro Militar de Salvamento Aquático (BBMSA) já utiliza drones equipados com alto-falantes para monitorar as praias de Alagoas e prevenir afogamentos. Além disso, com câmeras térmicas acopladas, os drones são fundamentais para a busca de vítimas e o monitoramento de grandes incêndios, permitindo decisões mais rápidas e precisas com base nas variações de temperatura.
A capacitação de novos operadores de drones é mais uma estratégia do CBMAL para aprimorar suas operações e garantir a segurança da população alagoana. Com a expansão do uso de tecnologias, a corporação reforça seu compromisso com a eficiência e a excelência no atendimento às emergências.
Mais lidas
-
1Brasil
WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar na tarde desta quarta
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto
-
5Enquete!
Reta final de 'A Fazenda 16': Veja os dois peões que vão sair massacrados pelo público