Cidades
Estado lança projeto "É a Minha Vez" para promover autonomia de beneficiários de programas sociais
Coletivo Online, da Solar Coca-Cola, é o primeiro produto a ser entregue pela iniciativa
O Governo de Alagoas lança, nesta terça-feira (17), o programa É a Minha Vez. A iniciativa, coordenada pela Vice-Governadoria e a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), tem o objetivo de promover a autonomia e a inserção de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, no mercado de trabalho, o programa busca reduzir a dependência desses auxílios governamentais e estimular a atividade produtiva.
Uma das ações dentro do projeto é a parceria com a empresa Solar Coca-Cola, que traz o programa "Coletivo Online", que também será lançado neste evento. Com 11 videoaulas, o projeto visa preparar 2.000 jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, ensinando desde a elaboração de currículos até o planejamento financeiro.
Além disso, os participantes terão acesso a uma plataforma com vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros. Diferente de iniciativas focadas exclusivamente em capacitação, o "É a Minha Vez" é um projeto estruturado para facilitar a transição dos participantes de programas de transferência de renda para a independência financeira, seja por meio do emprego formal ou do empreendedorismo.
Além de cursos de qualificação, os beneficiários terão acesso a microcréditos, assessoria técnica e suporte para desenvolver pequenos negócios.
“Vamos trabalhar em um processo de conscientização dos beneficiários para que essa transição aconteça de forma efetiva”, afirmou Flávio Dória, secretário de Gestão Interna da Vice-Governadoria.
Importância
O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, destacou a importância do "É a Minha Vez", afirmando que o projeto não é apenas um programa de capacitação, mas um passo fundamental para a inserção de milhares de pessoas no mercado de trabalho e na geração de emprego.
A intenção é promover a autonomia, tirando as pessoas da dependência dos programas sociais e oferecendo as ferramentas necessárias para que possam conquistar sua independência financeira”.
De acordo com a secretária Katia Born, o foco é a capacitação e a inserção no mercado de trabalho. “O "É a Minha Vez" é uma iniciativa inovadora que almeja impactar diretamente a vida de milhares de alagoanos, proporcionando uma mudança significativa no panorama social e econômico do estado”, afirmou. É uma nova conscientização em relação aos programas sociais, visualizando-os como um processo de transição.
O programa conta com a parceria de diversas entidades, como Desenvolve Alagoas, Seteq, Setur, Seprev, Sedics e o programa Alagoas Sem Fome, que fornecerão os recursos necessários para apoiar o desenvolvimento econômico dos participantes. O lançamento ocorre no próximo dia 17, às 9h, no auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares.
As inscrições do Coletivo On-line e demais cursos do programa É a Minha Vez, podem ser realizadas nos sites www.vicegovernadoria.al.gov.br - www.assistenciasocial.al.gov.br, ou presencialmente na Casa de Direitos, R. Condomínio Bella Vista - Jacintinho, Maceió - AL, das 8h às 12h.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira