Cidades
Entidades se reúnem para discutir solução para mudanças na orla da Ponta Verde
Representantes das entidades dos setores de bares, restaurantes, hotelaria, comércio, transporte, imobiliário e que fazem parte do trade turístico de Maceió, além de associações de moradores estarão reunidos, nesta , a partir das 10 horas, na Associação Comercial, no Jaraguá.
Em pauta, as mudanças no trânsito, na Avenida Silvio Carlos Viana, na orla da Ponta Verde, postas em prática pela prefeitura de Maceió, através do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
As entidades estão insatisfeitas com as alterações e temerosas quanto aos aspectos negativos nos negócios, em especial, nesse período de férias e que antecede o período natalino e as comemorações do Réveillon.
Desde a última quarta-feira, maceioenses – e turistas – foram surpreendidos com mais uma Faixa Verde na Avenida Silvio Carlos Viana, além da proibição de estacionar veículos no trecho ao longo do canteiro central. O órgão municipal de trânsito instalou várias placas de “proibido estacionar” na região, além de dezenas de cones, delimitando o espaço proibido.
No mesmo dia, entidades dos setores de bares, restaurantes, hotelaria, comércio, transporte, imobiliário e que fazem parte do trade turístico de Maceió manifestaram nota demonstrando a insatisfação com as mudanças.
As entidades afirmam reconhecer a importância de medidas que promovam melhorias no fluxo do trânsito, mas consideram que a proibição de estacionar na localidade gera impactos negativos e significativos para as empresas e os trabalhadores que atuam na região.
“Embora reconheçamos a importância de medidas que promovam melhorias no fluxo de trânsito e na segurança viária, essa decisão acarreta impactos negativos significativos para as empresas e trabalhadores que atuam na região. A Ponta Verde é uma área estratégica para o turismo e o comércio da capital alagoana, concentrando diversos estabelecimentos que dependem do acesso facilitado para receber turistas, moradores e consumidores”, diz trecho da nota.
Ainda conforme as entidades, a falta de alternativas para estacionamento prejudica bares, restaurantes e barracas de praia.
Modificações vão melhorar trânsito na região, garante direção do DMTT
Na avaliação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), as novas medidas visam melhorar o trânsito na orla. Na ocasião da proibição do estacionamento de veículos foi dito que “com a mudança, a Avenida Silvio Carlos Viana ganhará mais uma faixa de rolamento o que irá garantir a melhora no tráfego e no fluxo de veículos na região”.
Com a supressão das vagas de estacionamento na via interna, o espaço ganha uma segunda faixa de rolamento, o que otimiza o tráfego. “Essa mudança auxiliará também quem trafega pela Avenida Silvio Carlos Viana aos domingos, quando temos a Rua Fechada, ou em dias que esse fechamento venha a acontecer para algum evento. A via ficará com a faixa de rolamento a mais, melhorando a fluidez no trânsito”, destacou um dos trechos da nota.
No início de novembro, a Faixa Verde da orla de Maceió foi ampliada em 1,3 quilômetro. O local tinha cerca de 1,2 km e passou a ter 2,5 km de extensão. Segundo a Prefeitura, o espaço serve para a prática de atividades ao ar livre como corrida e caminhada, também podendo ser utilizado por patinadores, pessoas em patinetes e skates.
Agora, o trecho da orla conta apenas com uma faixa no sentido de quem vai da Pajuçara para a Jatiúca e duas faixas no sentido indo para a Pajuçara. Em nota, o DMTT disse que a pintura da nova faixa verde aconteceu para prevenir a ocorrência de infrações de trânsito, evitando autuações de condutores.
Conforme o DMTT, a região tem uma intensa movimentação de veículos e com isso são constantes as situações de obstrução da via em razão de paradas em fila dupla, causando transtornos no trânsito. “A medida visa coibir essa prática e com isso melhorar a mobilidade na região”, frisou o órgão.
O DMTT sustenta que as mudanças introduzidas na orla servirão para melhorias no trânsito na região da orla de Maceió, sendo esta a maior motivação para que todas as modificações estejam em pleno andamento.
A Prefeitura de Maceió informou que iniciará nos próximos dias a reforma completa do canteiro central da orla da Ponta Verde, que será transformado em um Parque Linear. A ação integra uma ampla iniciativa de revitalização de áreas de lazer na capital.
A obra prevê a troca de mobiliário urbano, substituição da grama e instalação de novos equipamentos de lazer. O objetivo é oferecer um espaço confortável e seguro para moradores e turistas, promovendo momentos de descanso e atividades físicas em um ambiente moderno e acessível.
Nos últimos quatro anos, a gestão municipal revitalizou mais de 40 espaços públicos, incluindo praças e parques, com destaque para o Parque Linear do Vergel, Parque Centenário, no Farol, e o Parque Esportivo do Biu, que se tornaram importantes pontos de encontro para a população.
“Iniciativas como essa são essenciais para termos áreas de convivência. Estamos incluindo as pessoas nesses espaços de lazer e é dessa forma que conseguimos criar uma atmosfera positiva na sociedade. É isso que a gente precisa: de espaços públicos de qualidade”, afirmou o prefeito JHC.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
4Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
5Despedida
Médica alagoana morta em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira