Cidades
Peritos criminais realizam oficina para alunos do Curso de Formação para Delegados da Polícia Civil
Isolamento e preservação de locais de crime asseguram uma perícia de maior qualidade
Um grupo de peritos criminais do Instituto de Criminalística de Maceió realizou, nesta quinta-feira (12), uma oficina voltada para os alunos do curso de formação de delegados da Polícia Civil. A atividade buscou capacitar os futuros delegados na forma correta de isolamento e preservação de cenas de crime, essencial para garantir a integridade das evidências e a robustez do inquérito policial.
O perito criminal Ivan Excalibur, chefe de perícia interna do ICM, que liderou a equipe na oficina, explicou que na oportunidade foram simulados dois locais de crime inter-relacionados.
Os peritos mostraram a importância, as características e os principais vestígios, quais os tipos de exames que podem ser solicitados e a comunicação entre a autoridade policial, o delegado, e o perito criminal. Tudo isso para garantir que a prova técnica cientifica assegure um inquérito robusto para o Ministério Público oferecer denúncia.
“Essa oficina foi de extrema importância para que esses futuros profissionais da segurança pública, que serão presidentes de inquéritos policiais dos mais variados tipos de crime, consigam aprender a identificar esses vestígios e assegurar que a cena do crime seja preservada de maneira adequada, sem alteração dos elementos que podem ser cruciais para a investigação”, afirmou Ivan Excalibur.
O primeiro simulado aconteceu em um ambiente fechado, onde uma vítima foi "encontrada" com vários vestígios espalhados pelo local. Nessa atividade, Marcelo Velez, perito criminal responsável pela atividade no imóvel, orientou os alunos a entrarem no local de crime com cuidado, avaliando os vestígios e esclarecendo eventuais dúvidas.
A segunda simulação envolveu a perícia em um veículo, supostamente utilizado pelos agressores para fuga, onde os delegados aprenderam sobre a coleta de vestígios biológicos e impressões digitais.
Nesse caso, o perito Lincoln Machado focou no processo de preservação do entorno do veículo, os pontos de interesse para coleta de vestígios biológicos e papiloscópicos, e acerca de exames específicos, como a aplicação de luminol para detecção de sangue.
O chefe de perícias externas, perito Ivan Excalibur ressaltou que o evento foi fundamental para reforçar a importância da integração entre as Polícias Civil e Científica na formação profissional dos futuros delegados. Para ele, a cooperação entre as instituições fortalece o sistema de justiça, tornando-o mais eficiente e eficaz na investigação e resolução de crimes.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2Brasil
WhatsApp, Instagram e Facebook ficam fora do ar na tarde desta quarta
-
3Briga de gigantes
Velozes e Furiosos 11 pode entregar uma das melhores cenas de Dominic Toretto
-
4Enquete!
Reta final de 'A Fazenda 16': Veja os dois peões que vão sair massacrados pelo público
-
5A 10 dias do pleito
Eleição do CRB pode ser judicializada por falta de prestação de contas da atual diretoria