Cidades

Cones de reflexão são usados para monitoramento do solo nas áreas desocupadas

Equipamentos funcionam como pontos de referência para a captação de imagens por satélite

Por Assessoria 08/11/2024 15h08
Cones de reflexão são usados para monitoramento do solo nas áreas desocupadas
Dados alimentam radar com informações precisas sobre a superfície - Foto: Divulgação

A rede de monitoramento do solo nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol recebeu um novo tipo de equipamento: os cones de reflexão. Até o momento, 36 cones foram instalados, e a previsão é que 86 unidades estejam em operação até o final de 2025.

Os cones de reflexão funcionam como pontos de referência para a captação de imagens via satélite e fornecimento de dados ao Radar Interferométrico de Abertura Sintética. O radar compara duas ou mais imagens obtidas em momentos diferentes para detectar mudanças na superfície. A técnica é capaz de registrar eventuais alterações do solo com precisão milimétrica.

Os equipamentos são utilizados nas áreas onde já não há mais os imóveis que antes serviam como referência para o satélite. Os cones não possuem componentes elétricos e são silenciosos. Eles são instalados a cinco metros de altura, em postes de concreto, similares aos utilizados por companhias de fornecimento de energia elétrica.

Rede de monitoramento


A instalação e manutenção de uma rede de monitoramento do solo nas áreas desocupadas estão previstas no Termo de Acordo Socioambiental firmado em dezembro de 2020 entre a Braskem e o Ministério Público Federal, com participação do Ministério Público do Estado de Alagoas e adesão do Município de Maceió.

As tecnologias empregadas foram definidas por consultorias especializadas. A rede é composta por equipamentos de alta precisão, como DGPS, inclinômetros e sismógrafos, que realizam medições contínuas, 24 horas por dia. Os dados são 100% digitais e compartilhados online para os órgãos competentes.