Cidades
Vídeos: explosão destrói prédio no Conjunto Maceió 1, no bairro Cidade Universitária
Três pessoas morreram, entre elas um menino de 12 anos e seu avô, e três ficaram feridas
Uma explosão destruiu um prédio, deixando três mortos e três feridos, na madrugada desta quinta-feira (7), no Conjunto Maceió 1, no bairro Cidade Universitária, parte alta Maceió. Outras edificações foram atingidas, mas não desabaram. A suspeita é a de que a explosão tenha sido de um botijão da cozinha de um apartamento do residencial.
O Conjunto Maceió 1 é composto de edifícios de dois pavimentos. A explosão destruiu quatro apartamentos, causando a morte de três pessoas. Entre os mortos está um menino de 10 anos e seu avô, de 57 anos, e outro homem, de 37 anos, que moravam no térreo. Três pessoas ficaram feridas, foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Geral do Estado (HGE). Outros quatro apartamentos precisaram ser evacuados.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), da Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), Instituto de Identificação (IC), Instituto Médico Legal (IML) e Defesa Civil de Maceió estiveram no local para os procedimentos cabíveis.
O CBM/AL foi acionado por volta das 4h10 e enviou ao local inicialmente oito viaturas com 23 militares. A Defesa Civil de Maceió analisa os danos aos prédios vizinhos. Uma equipe da Equatorial também foi ao local para fazer o desligamento da energia elétrica.
Segundo o tenente Ronaldo, do PM/AL, a equipe chegou no local e encontrou os destroços. “Tivemos ajuda das pessoas, que tentavam salvar as vítimas. Mas infelizmente tivemos a tristeza de constatar três óbitos.”
Moradores da região contam que foram surpreendidos com o barulho da explosão durante a madrugada. O estrondo pôde ser ouvido a quilômetros de distância. Alguns imóveis tiveram o teto, paredes e janelas danificados. Eles acreditam que a explosão foi causada por um botijão de gás.
Vizinhos especulam que o vendedor de churros, uma das vítimas fatais, costumava fazer transferência de gás de um botijão grande para um menor. Eles acreditam que o homem fazia esse procedimento e que provavelmente alguém acendeu a luz nesse momento e causou a explosão.
O cheiro de gás é forte no local. Mas a relação com a explosão não foi confirmada pelas autoridades.
Antes da chegada do CBM/AL, populares tentaram resgatar as vítimas dos escombros. José Braz mora próximo e chegou no local após a explosão. Ele conta que muitas pessoas tentaram ajudar as vítimas. “Era por volta de 4h da manhã quando escutei o estrondo. Vim imediatamente pra cá. Quando cheguei aqui tinha muita faísca de fogo e pessoal gritando muito, pedindo socorro. Fui em casa colocar a luva e a bota, porque tinha risco de choque elétrico.”
Ele acredita que pela proporção, a explosão pode ter sido ocasionada pelo gás. “Segundo informações do pessoal que mora aqui mais próximo, um morador trabalhava com churros e a mãe dele vendia quentinha. Vi um objeto retorcido com uma mangueira. Não sei se é um botijão de gás. O cenário é muito assustador. Parece uma cena de guerra. Ainda estou com os nervos à flor da pele”, descreve Ronaldo.
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Maceió 1, Gilson, diz que a explosão atingiu várias residências. “O impacto foi muito grande. Danificou a estrutura de alguns apartamentos aqui do conjunto. Janelas foram quebradas. Até um condomínio que tem aqui em frente foi afetado. É um cenário mesmo de destruição. A gente aguarda agora a perícia para ver o real motivo da explosão. E a gente pede a mobilização da população para ajudar. Vamos unir foças.”
Leia também
Conjunto Maceió Impacto da explosão que matou três pessoas atinge outros imóveis Cidade Universitária PC inicia investigação da explosão de prédio que causou a morte de três pessoas e deixou quatro feridos Parte alta Prefeitura de Maceió garante apoio às famílias que tiveram imóveis atingidos por explosão Em Maceió Vítimas fatais de explosão seguida de desabamento de prédio são identificadas Cidade Universitária SSP determina empenho máximo da Polícia Científica em identificação e liberação dos corpos Quatro atendidos Estado de saúde das vítimas de explosão e desabamento de prédio é estável, informa HGE Tragédia HGE e Samu atendem feridos em explosão no bairro Cidade UniversitáriaMais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial