Cidades
Secretaria Nacional de Políticas Penais elogia gestão do Sistema Socioeducativo alagoano
Órgão é responsável pela aplicação da Lei de Execução Penal e pelo cumprimento das diretrizes da Política Penitenciária Nacional

O Sistema Socioeducativo de Alagoas recebeu, nesta sexta-feira (6), a visita de representantes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). O órgão, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, é responsável pela aplicação da Lei de Execução Penal e pelo cumprimento das diretrizes da Política Penitenciária Nacional.
Participaram da visita o coordenador nacional de Educação, Cultura e Esportes da SENAPPEN, Rodrigo Dias; e a coordenadora de Atenção às Mulheres Presas e Grupos Vulneráveis, Raíssa Araújo.
Em Alagoas, o sistema socioeducativo é coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). O encontro teve como objetivo apresentar as boas práticas e as metodologias utilizadas pelo Estado de Alagoas no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei, com destaque para as ações educacionais e o programa de qualificação profissional dos socioeducandos.
“A visita foi uma oportunidade de estreitarmos os laços com o Governo Federal, como também de mostrar o trabalho que é realizado aqui em Alagoas. Pudemos trocar experiências e conhecimentos, visando o aperfeiçoamento contínuo do nosso sistema socioeducativo, especialmente no que diz respeito ao acesso à educação”, explica Fábio Oliveira, secretário executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção à Violência da Seprev.
Na oportunidade, a comitiva do SENAPPEN conheceu toda a estrutura do complexo, incluindo setores administrativos e pedagógicos, salas de aula, biblioteca, e as unidades de internação. Eles também conversaram com os profissionais que atuam diretamente no atendimento aos adolescentes.
Avaliação positiva
Rodrigo Dias avaliou positivamente o Sistema Socioeducativo de Alagoas e ressaltou que a atenção ao público socioeducativo é um passo importante para prevenir a reincidência no ato infracional e a possível entrada desses jovens no sistema prisional.
“Ficamos bastante impressionados com o que vimos aqui, tanto com a estrutura física, quanto com a disponibilidade de diversos profissionais para o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida. Tratando esses jovens com o devido respeito e oferecendo o conjunto de atividades desenvolvidas aqui, você não apenas dá dignidade, mas possibilita que essas pessoas mudem as suas histórias de forma definitiva”, afirmou Rodrigo Dias.
Raíssa Araújo também elogiou a expertise do Governo do Estado na gestão das medidas socioeducativas.
“Foi uma experiência extremamente rica para nós, enquanto coordenadores, conhecer essa realidade que é totalmente distinta do sistema prisional, de uma forma geral. Os espaços, as salas de aula e até os alojamentos são totalmente diferentes”, destacou.
A coordenadora disse ainda que a visita possibilitou a discussão de futuros projetos e parcerias entre o Governo Federal e o Estado.
“A visita foi uma experiência enriquecedora para a nossa vivência, inclusive para desenvolvermos projetos futuros que possam adentrar ao sistema socioeducativo. Foi muito gratificante e a gente só tem a agradecer”, afirmou Raíssa Araújo.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL