Cidades

Umidade baixa ameaça a saúde dos alagoanos

Índice gira em torno de 30% a 40% neste mês, quando ideal seria estar em 60%

Por Valdete Calheiros - Colaboradora / Tribuna Independente 06/09/2024 10h27
Umidade baixa ameaça  a saúde dos alagoanos
Para manter a saúde em dia, a primeira dica é hidratar-se bem - Foto: Reprodução / Internet

A umidade relativa do ar no estado tem girado em torno de 30% a 40%. O esperado para o mês de setembro seria em torno de 60%, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com as explicações da meteorologista da Semarh, Isa Rezende, a tendência será o tempo ficar mais seco, uma vez que a quadra chuvosa acabou e está se aproximando a primavera.

O índice de umidade relativa do ar ideal para todos, conforme Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% e 60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde.

O médico pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Márcio Henrique de Carvalho Lima Filho, explicou que a umidade relativa do ar entre 30% e 40% é considerada baixa e isso pode ocasionar impactos na saúde.

Na prática, a baixa umidade do ar pode causar no organismo, o ressecamento das mucosas, incluindo nariz, garganta e olhos, aumentando a propensão a infecções respiratórias. Dificuldade para respirar, principalmente em pessoas com doenças respiratórias.
Além de irritação ocular e cutânea, que podem se agravar com o tempo.

Para manter a saúde em dia, o pneumologista deu algumas dicas. A primeira delas é hidratar-se bem. Beber bastante água ao longo do dia é o cuidado principal.

“Umidificadores de ar podem ajudar a aumentar a umidade dentro de casa. Outra opção é colocar bacias com água nos ambientes. Evitar atividades físicas intensas, principalmente ao ar livre durante os períodos mais secos do dia. Além de manter a pele hidratada. A aplicação de cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele é uma solução”, detalhou o médico preceptor do programa de residência em pneumologia da Santa Casa.