Cidades
Presos provisórios serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas

O termo de cooperação técnica para monitoramento eletrônico de custodiados foi assinado nesta quarta (29), entre Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Polícia Militar (PMAL).
A ação, que envolve também o Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJAL, visa executar a monitoração por meio de tornozeleiras eletrônicas de presos provisórios, cumpridores de medidas cautelares diversas da prisão e a população carcerária vulnerável.
Segurança da população
Para o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, as parcerias têm sido essenciais para uma melhor prestação de serviços ao cidadão.
“Essas boas parcerias nos ajudam a prestar um melhor serviço à população. Até outubro contaremos com duas mil novas tornozeleiras, que nos ajudarão a diminuir ainda mais o índice de criminalidade, e com isso a sociedade será beneficiada”.

Presidente Fernando Tourinho reforçou a importância de promover a segurança da sociedade. Foto: Caio Loureiro.
Diogo Teixeira, secretário da Seris, explicou que as duas mil novas tornozeleiras adquiridas serão utilizadas pelo Centro de Monitoração Eletrônica de Pessoas - CMEP, responsável por cumprir as monitorações provenientes de decisões judiciais do Poder Judiciário.
“A Seris fará a entrega dos equipamentos, que serão monitorados pela PMAL a partir das determinações judiciais. Em parceria com a SENAPPEN (Secretaria Nacional de Políticas Penais) conseguimos aumentar o número de tornozeleiras, que virão também com o botão do pânico, item muito importante na prevenção e combate da violência contra a mulher”.
O comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim, reforçou o compromisso da corporação para o efetivo cumprimento do acordo de cooperação em prol da comunidade.
“A Polícia Militar é a primeira que chega ao local de uma chamada de socorro, então com esses equipamentos vamos salvar vidas e efetivar um controle maior das pessoas que fazem uso deles, e assim protegermos ainda mais a sociedade alagoana”.
Participaram também do evento de assinatura o desembargador Ivan Brito, representando o GMF; Igor Medeiros, secretário executivo do GMF; tenente-coronel Everaldo Liziário, chefe da Assessoria Militar do TJAL; Walter Santos, sub-diretor do TJAL; militares da PMAL e integrantes da Seris e da Polícia Penal.

Encontro reuniu representantes do TJAL, GMF, Seris e PMAL. Foto: Caio Loureiro.
Mais lidas
-
1Iluminada
Lua do Veado: quando e como será o fenômeno lunar que só acontece em julho
-
2Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
3Mistério e suspense
O que acontece no final de Ángela? Entenda desfecho da minissérie espanhola
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'