Cidades
Cachorro é jogado dentro da lixeira de condomínio por funcionários de prédio
Um cachorro foi jogado dentro de uma lixeira de condomínio por funcionários de prédio no bairro Cruz das Almas, parte baixa de Maceió. A cena foi flagrada por uma advogada que também é moradora do local.
O fato foi registrado na tarde da última terça-feira (13), e segundo a denunciante, a advogada Eudeslane Toneo, uma moradora do condomínio a procurou após a mesma flagrar um cachorro dentro de uma lixeira. De acordo com Eudeslane, funcionários do condomínio teriam colocado o animal na lixeira para, supostamente, se desfazer do mesmo.
“Quando eu cheguei lá, a cachorrinha realmente estava dentro da lixeira com um caixote de plástico em cima dela. A moradora só viu, porque foi jogar um papel na lixeira. Eles já iam descartar o animal de alguma forma”, revelou.
Ainda de acordo com a advogada, uma funcionária do condomínio teria afirmado que o dono do animal foi encontrado e que o soltariam em uma rua por trás do condomínio, mas em nenhum momento isso foi comunicado aos presentes, mesmo com pessoas se manifestando para adotar a cachorra.
“Eu falei com o síndico do condomínio e ele disse que a cachorra seria colocada para fora porque ela não é responsabilidade do condomínio, mas ela já está aqui há cerca de dois meses ou mais. Disseram que iam colocar na rua por trás do condomínio, pois haviam encontrado o verdadeiro dono dela, mas essa história não bate, o dono poderia vir aqui buscar, mas não em uma lixeira. Mas em momento algum isso foi comunicado a alguém”, explicou.
Eudeslane afirmou ainda que, durante a discussão, uma funcionária do condomínio a agrediu verbalmente e tentou agredi-la fisicamente, sendo impedida por dois moradores. “Fiz a abertura do Boletim de Ocorrência pelas agressões e também pelos maus tratos ao animal”, frisou.
CRIME DE MAUS-TRATOS
O crime de maus-tratos está previsto na lei federal de nº 9.605/98, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa. A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara de Deputados aprovou, nessa quarta-feira (14), o Projeto de Lei que eleva para R$ 10 mil a multa mínima para casos de maus-tratos e abusos de animais, domésticos ou não. Segundo o relator, o deputado Marcelo Queiroz (PL-RJ), o valor mínimo anterior de R$ 50 não era "condizente com a realidade".
DISQUE DENÚNCIA E WHATSAPP
Em caso de denúncias de maus-tratos, abandono, pocilgas ou captura de animais errantes, a Unidade de Vigilância de Zoonoses pode ser acionada por meio do telefone (82) 3312-5485 ou pelo WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Já o plantão acontece, também, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 22h, apenas pelo telefone fixo.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa
-
4Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo