Cidades
Chefe da Defesa Civil de Maceió nega ter mentido na CPI da Braskem

O chefe da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, negou ter mentido à CPI da Braskem no Senado, conforme foi noticiado pelo Portal Tribuna Hoje no último final de semana. Na verdade, ele é acusado de ter mentido para a Defensoria Pública Estadual, num ofício encaminhado a ele pelo defensor público estadual, Ricardo Melro.
"Não há essa denúncia no MP. A denúncia é sobre um ofício encaminhado pela defesa civil, que a Defensoria Pública questiona. Nada a ver com a CPI da Braskem no Senado", esclareceu a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió.
O defensor público Ricardo Melro também enviou mensagem à redação da Tribuna Independente, fazendo essa correção. "Na realidade, não foi na CPI da Braskem que ele deu declaração falsa. A declaração falsa dele foi uma resposta a mim em novembro. Eu denunciei isso em dezembro para a imprensa e na CPI", esclareceu Ricardo Melro.
A denúncia contra Abelardo Nobre, por crime de falsidade ideológica, foi recebida pela Justiça estadual, na quinta-feira, mas divulgada na última sexta-feira.
Abelardo Nobre é acusado pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE) de ter dado declarações falsas, acerca das áreas de risco de afundamento do solo, ao responder ofício endereçado ele pelo defensor Ricardo Melro.
"Fiz essa representação criminarl após constatar informações inverídicas prestadas pela Defesa Civil Municipal acerca do Caso Braskem. Absurdo! Tormamos tudo isso público, em rede nacional, em dezembro do ano passado e na CPI do Senado. E agora veio, em boa hora, a excelente denúncia do MPE. Que sirva de lição para que outros órgãos e agentes públicos não façam o mesmo. A luta continua. Ainda vem mais ações do Caso Braskem por aí", afirmou Ricardo Melro.
OUTRO LADO
Por meio da assessoria de comunicação, a prefeitura de Maceió enviou essa nota à redação da Tribuna Indpendente, na sexta-feira, defendendo Abelado Nobre, mas sem entrar no mérito da questão. Segue a nota na íntegra:
"A Defesa Civil de Maceió, desde o início da gestão do atual coordenador-geral do órgão, professor Abelardo Nobre, atua de forma estritamente técnica, com responsabilidade e transparência. O órgão reafirma o compromisso com as informações técnicas que são analisadas por uma equipe de profissionais qualificados e se mantém à disposição da população e dos órgãos de controle municipais, estaduais e federais".
A assessoria da Prefeitura disse ainda, nesta segunda-feira (5/8), que Abelardo Nobre também nega ter mentido para a Defensoria Pública e que está preparando a defesa dele, para contrapor a denúncia feita contra ele pelo MPE, no dia 1º de agosto de 2024, por meio da promotora de Justiça Amélia Adriana de Carvalho Campelo, da 39ª Promotoria de Justiça da Capital, à Vara Criminal de Maceió.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo