Cidades

OAB/AL convoca advocacia para atualizar dados e participar das eleições on-line da Ordem

Advogados e advogadas devem entrar no site da OAB Alagoas, de 1º a 31 de agosto, para atualizar informações

Por Ascom OAB/AL 02/08/2024 20h42 - Atualizado em 02/08/2024 21h57
OAB/AL convoca advocacia para atualizar dados e participar das eleições on-line da Ordem
Sede da OAB/AL em Maceió - Foto: Ascom OAB/AL

Pela primeira vez na história, as eleições para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), previstas para acontecer no próximo dia 19 de novembro, serão realizadas de forma on-line. De forma simples e prática, os advogados e advogadas aptos a votar receberão, via e-mail, um número único e exclusivo para ter acesso à plataforma de votação. Para isso, é preciso que os profissionais entrem no site da OAB/AL, de 1º a 31 de agosto, para fazer a atualização cadastral.

De acordo com o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, a mudança no formato da eleição atende a um antigo desejo da categoria, que vai poder exercer o direito ao voto de onde estiver, sem precisar se deslocar à sede da Ordem. “Essa mudança atende a um antigo anseio da advocacia, proporcionando uma participação rápida, prática e verdadeiramente democrática”.

Para que o pleito seja realizado de forma transparente e responsável, a OAB adotou as tecnologias mais modernas, que vão garantir a geração de uma numeração única para cada advogado ou advogada, para que, no dia do pleito, possa inserir o código e votar no seu candidato.

“Queremos que os advogados e advogadas exerçam o direito de voto de onde estiverem, seja no conforto de suas casas ou em qualquer outro local. No entanto, para que isso seja possível, é imprescindível que todos realizem o recadastramento no site da OAB. Este passo é essencial, pois cada advogado e advogada receberá uma senha única e individual da empresa responsável pelo processo de votação”, destaca Vagner.

Para fazer o recadastramento, basta acessar o site da Ordem (oab-al.org.br), ir até a aba “Serviços” e, em seguida, clicar no botão “Recadastramento”. Lá, terá um link onde o advogado ou advogada vai acessar a plataforma para preenchimento das informações pessoais, o que inclui o e-mail.

Vagner destaca que a eleição on-line é um avanço significativo para a Ordem, mas para que o processo ocorra de forma efetiva, é fundamental a participação de todos. “A OAB Alagoas é constituída por cada um de nós, advogados e advogadas, e a participação de todos é fundamental para o fortalecimento da nossa entidade e do nosso processo democrático. A eleição on-line é um avanço significativo, mas ela só se concretizará plenamente com o envolvimento ativo de todos”, conclui.