Cidades

Imprensa Oficial Graciliano Ramos explica como diferenciar a impressão digital e offset

Imprimir um livro vai muito além de uma 'simples impressão'

Por Ascom Imprensa Oficial Graciliano Ramos 21/06/2024 19h47
Imprensa Oficial Graciliano Ramos explica como diferenciar a impressão digital e offset
Técnica de impressão offset propõe a produção em alta qualidade e durabilidade na superfície de materiais como o papel - Foto: Ascom Imprensa Oficial Graciliano Ramos

Com o avanço das tecnologias, imprimir um livro deixou de ser um ato simples para se tornar uma prática complexa e sofisticada. Hoje, vai muito além de aplicar uma tinta no papel. É envolvido uma diversidade de formas de impressão, tipos de papel e superfícies, variedades de tintas e o uso de máquinas especializadas.

Essa evolução é uma resposta às crescentes exigências do público e às necessidades internas das editoras. A impressão de um livro é uma combinação meticulosa de elementos técnicos e estéticos, buscando não apenas transmitir informações, mas também encantar e envolver o leitor em uma experiência de detalhes e efeitos que ampliam através da realidade.

Há mais de 15 anos em meio ao campo gráfico, Adriano Souza, supervisor de artes gráficas da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, destaca que, na Imprensa Oficial, é possível realizar impressões tanto pelo método digital quanto pelo offset, ampliando assim o catálogo de serviços oferecidos aos clientes. Cada método possui benefícios e finalidades específicas que podem ser determinantes para o sucesso de um projeto.

"Assim que recebemos uma nova proposta de impressão, pensamos cuidadosamente sobre qual seria a melhor abordagem de execução", conclui.

Impressão Offset (Foto: Ascom Imprensa Oficial Graciliano Ramos)

Impressão Offset

A técnica de impressão offset propõe a produção em alta qualidade e durabilidade na superfície de materiais como o papel, o plástico e o metal. Utiliza de um procedimento indireto, a tinta passa antes por um cilindro intermediário para ser realizada a impressão. É preciso iniciar o processo com o recebimento e o ajuste do projeto na placa de impressão.

Após a adaptação, o arquivo digital é enviado ao CTP, sigla para "Computer to Plate", que grava na chapa de impressão a partir de um arquivo eletrônico digital. Essa etapa é crucial para assegurar uma reprodução precisa e de alta qualidade. Após a gravação, a chapa é então transferida para a impressora. O material é considerado a matriz que possibilita replicar a arte em todos os papéis.

As cores são aplicadas uma de cada vez, sendo formadas pela sobreposição da pigmentação da paleta especificada pelo projeto. Esse método permite a impressão em diferentes tipos e gramaturas de papel, inclusive possibilitando a aplicação de aromas, se necessário.

Durante o andamento, as máquinas requerem ajustes minuciosos, como o controle da quantidade de tinta, água e umidade, para alcançar a melhor qualidade de impressão possível. Essa atenção aos detalhes garante que cada impressão seja nítida, vibrante e duradoura.

De acordo com Roger Ferraz, coordenador de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a produção em offset oferece possibilidades de imprimir projetos maiores em tipos de papéis e tintas mais diversificadas. "Geralmente, há mais consistência de qualidade na impressão offset, sendo a primeira folha impressa muito semelhante à última. Podemos pensar em projetos gráficos com proporções maiores e com tipos de papéis e tintas que nem sempre são compatíveis com uma impressora digital”, explica.

Roger destaca que o offset possibilita uma maior quantidade de impressões por minuto. É possível replicar a mesma forma em milhares de produtos durante pouco tempo. Assim, o processo se destina a projetos que demandam uma maior quantidade de réplicas, como, por exemplo, folders, cartazes, produtos editoriais de grande tiragem, entre outros.

Impressão digital

A impressão digital permite obter o resultado final mais rapidamente, com menos etapas de preparação, se comparado ao offset. É uma opção mais econômica e indicada para tiragens menores, oferecendo flexibilidade e rapidez sem comprometer a qualidade.

A resolução no digital pode ser muito próxima à realidade da imagem original. As cores são aplicadas diretamente na superfície do material com o auxílio de lasers, proporcionando uma impressão instantânea. Além disso, permite a variação de dados, possibilitando a personalização sequencial de campos com diferentes conteúdos, como nomes, endereços e outras informações específicas. Diferente do offset que penetra no material, o formato digital visa a impressão superficialmente de maneira direta.

Para realizar o orçamento de impressão ou solicitar informações dos serviços prestados pela Imprensa Oficial, é necessário entrar em contato com o setor comercial através do email [email protected], ou no WhatsApp, cujo número é (82) 3315-8346, e disponibilizar todas as informações necessárias de acordo com a especialidade escolhida.