Cidades

Mulheres camponesas realizam feira de alimentos em Jaraguá

Evento leva produção agroecológica e orgânica ao Mercado das Artes nesta terça e quarta-feira

Por Tribuna Hoje 19/06/2024 08h30 - Atualizado em 19/06/2024 10h43
Mulheres camponesas realizam feira de alimentos em Jaraguá
Maria Rita Rosa faz parte da coordenação nacional do Movimento das Mulheres Camponesas - Foto: Edilson Omena

Trazendo uma diversidade de produção agroecológica e orgânica, as Mulheres Camponesas de várias partes do estado realizam a I Feira do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) em Alagoas, que acontece nos dias 20 e 21 de junho, no Mercado das Artes 31, no bairro Jaraguá, na capital alagoana.

Para saber mais detalhes sobre o evento, a jornalista Ana Paula Omena conversou com Maria Rita Rosa- da Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas.
“Cerca de 25 mulheres saem do campo com seus produtos para vender em Maceió com o objetivo de escoar alimentos saudáveis produzido pelas Mulheres Camponesas e o fortalecimento de circuitos curtos de comercialização”, destacou Maria Rita.

“São do plantio e cultivo de vários municípios: União dos Palmares, Murici, Maragogi, Flexeiras, entre outros. E o preço é acessível, cabe em qualquer bolso. São mais de mil toneladas de alimentos disponíveis para todos, como é a nossa primeira feira será esta quantidade, mas nas próximas com certeza será bem mais”, afirmou.

“Essa feira é continuação da nossa história, já que nunca foi fácil para a mulher e imagine para as mulheres camponesas do campo, das águas e das florestas. Nós somos mulheres que plantamos, cuidamos e preservamos o meio ambiente. Muitas estão ligadas a CPOrg que está se formando e daqui a alguns dias teremos os certificados de orgânico, por auditoria junto ao grupo tanto da Zona da Mata, Sertão e Semiárido”, salientou.

Maria Rita disse que essa feira será uma pequena amostra, que se houver mais apoio irão trazer o evento pelo menos uma vez por mês trazendo as mulheres para vender em Maceió. “Os produtos são agroecológicos e sustentáveis, então esse momento traz empoderamento feminino, são 25 mulheres nessa primeira feira, mas pretendemos aumentar até porque nós temos mulheres e que elas querem vir para a feira vender seus próprios produtos, é muito importante esta troca de conhecimento”, destacou.

O público que comparecer à feira terá a oportunidade de comprar beiju, pé de moleque feios na hora; além de geleias, pimentas, artesanato, bem como produtos naturais da roça, como coco, laranja, milho, farinha, tubérculos, e muito mais.

“Contamos com a presença de todos para nas próximas feiras bombar. Este evento é muito importante e ficará na história de todos que forem lá, com certeza irão amar o espaço, o momento, a troca de experiência”, enfatizou Maria Rita.

O local será o agradável espaço do Mercado das Artes 31, no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, das 8h às 18h. Para mais informações (82) 9.9358-4914.
Assista a entrevista completa no canal Tribuna Hoje no Youtube.