Cidades

Alagoano recebe carta do Papa Francisco

Notícia da correspondência vinda do Vaticano foi motivo de surpresa; inicialmente, ele pensou ser um cartão de Natal

Por Tribuna Hoje 03/01/2024 09h01 - Atualizado em 03/01/2024 09h27
Alagoano recebe carta do Papa Francisco
Crismédio Costa recebeu carta do Papa Francisco após enviar correspondência em setembro de 2023 - Foto: Edilson Omena

O gerontólogo alagoano Crismédio Costa recebeu recentemente uma carta do Papa Francisco. A notícia da correspondência vinda do Vaticano foi motivo de grande surpresa para ele, que, a princípio, pensou ser um cartão de Natal. O documento do pontífice diz que a carta de Crismédio chegou ao seu destino.

Em um bate-bapo com o TH Entrevista, Crismédio Costa enfatizou a grande alegria e entusiasmo ao chegar em suas mãos tal relíquia que pretende moldar e colocá-la em local de destaque. “Enviei uma carta ao Papa Francisco fazendo uma reflexão sobre as cruzes da vida, como a minha causa é o envelhecimento e a longevidade resolvi externá-lo a situação em que se encontra a população idosa brasileira, os desafios e as conquistas, porque hoje nós somos a sexta maior população idosa do planeta, nós temos mais avós do que netos estatisticamente falando, e não há uma política pública do cuidado para o envelhecimento”, frisou.

O gerontólogo considerou que a correspondência ao chegar até o pontífice, aqueceria seu coração e que poderia de alguma forma contribuir. “Acho que talvez eu seja o primeiro alagoano, fora o Clero, a receber uma carta pessoal do Papa Francisco. Então é algo extraordinário. O Papa Francisco é um chefe de estado. O chefe da maior religião do mundo, que é o catolicismo, é um ser humano espetacular. Ele tem mostrado que a proximidade com o povo é o segredo de um bom líder. Então está aí a autenticada”, disse emocionado Crismédio.

Na carta endereçada ao Papa Francisco, Crismédio fala sobre o movimento Vidas Idosas Importam, criado no dia 10 de dezembro de 2020, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, em plena pandemia de Covid-19. Foi idealizado com o objetivo principal de valorizar e apoiar os idosos na defesa de seus direitos, além da promoção de sua participação na sociedade.

Assista a entrevista completa no canal Tribuna Hoje no YouTube.