Cidades

Roupas brancas são as mais procurada para o Réveillon

Costume na virada do ano, a cor é praticamente uma regra

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 28/12/2023 08h39
Roupas brancas são as mais procurada para o Réveillon
Branco é a cor mais procurada para a roupa do Réveillon - Foto: Edilson Omena

2024 está bem pertinho! E para garantir que os próximos 366 dias – já que o ano que vem é bissexto – sejam melhores que os dias vividos em 2023, muitas pessoas lançam mão de tradições ou rituais que se repetem há décadas e, segundo elas, sempre funcionam.
Entre os costumes mais seguidos está o da cor. Vestir branco é praticamente uma regra. E quem foge dela, tem logo um bom motivo para alegar assim que indagado.

A costureira Berenilda Costa da Silva escolheu uma pousada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, para brindar a chegada de 2024 ao lado do esposo.

Na mala, a roupa branca, escolhida a dedo, é a principal peça da noite de Réveillon. “Depois vale qualquer cor. Inclusive, estou com uma saída de praia rosa bem chamativa para vestir durante a primeira ida à praia. Muita cor, muitos desejos de saúde, alegria, realizações e prosperidade fazem parte da minha mala de despedida de 2023 e de boas-vindas a 2024”, contou. Ela acrescentou que não dispensa um banho de mar, “de cabeça e tudo”, para tirar “qualquer coisa ruim” que o ano anterior tenha deixado.

Benenilda, ou simplesmente Nilda, como gosta de ser chamada, disse que, fora a cor, não segue muitas tradições. Ela não costuma fazer planos.

Companhia da família é essencial na chegada de ano

Edsalma Sampaio segue uma tradição há anos, a de estar sempre junto à família nos minutos que antecedem à passagem de ano.
Conhecida pela sua vontade de viver, irreverência e disposição é sempre referência, entre familiares e amigos, na hora de emanar boas energias.

Edsalma Sampaio é quase sempre seu próprio amuleto e ainda divide a sorte com quem está perto. No réveillon 2023/2024 não será diferente.

Oração a Deus pedindo que o ano que se aproxima seja de prosperidade e cor branca nas roupas são dois dos rituais que ela não abre mão.

“Antes de celebrar a chegada do ano na orla, a companhia da família é essencial. Primeiro fico com meus pais, depois vamos festejar”, detalhou.

É comum nos últimos dias que antecedem a virado do novo ano, as pessoas buscarem práticas para impulsionar suas metas no ciclo que está por chegar.

Banho de ervas e sal grosso. Segundo este ritual, o sal grosso absorve energias negativas, e as ervas protegem contra negatividade.