Cidades

Maceió Folia tem horário alterado e mercado de Jaraguá entra na agenda das prévias da capital

Folia que antecede a festa de Momo tem início no dia 7 de janeiro com o Carnaval de Edécio Lopes

Por Valdirene Leão 26/12/2023 12h52 - Atualizado em 08/01/2024 14h45
Maceió Folia tem horário alterado e mercado de Jaraguá entra na agenda das prévias da capital
Integrantes da Liga Carnavalesca de Maceió apresentaram programação na manhã desta terça (26) - Foto: Edilson Omena

As prévias carnavalescas de Maceió terão início no próximo dia 7 de janeiro, com o Carnaval de Edécio Lopes. Este ano os festejos do pré-carnaval terão duas novidades. A primeira é que o Maceió Folia, que acontece na Orla da Pajuçara tradicionalmente no sábado e domingo que antecedem o Carnaval, começara às 14h e não às 11h, como ocorria nos anos anteriores. A outra novidade é que mais um evento passa a integrar a grande festa. Trata-se da Prévia do Mercado, que acontecerá no Mercado de Jaraguá no dia 13 de janeiro.

O presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, destaca que a Prévia do Mercado é uma ideia que trouxe de Recife, dos mercados São José e Boa Vista. 

Presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes I Foto: Edilson Omena

“Então eu pensei: por que não fazer isso em Maceió? Nós vamos fazer a primeira Prévia do Mercado, com orquestra de frevo circulando dentro do mercado. Nós temos uma banda comandada pelo maestro Wellington Pinheiro, que é o cara do Cavaquinho, fazendo homenagem às cantoras do rádio, fazendo homenagem à nossa maestrina que faleceu, a Fátima Menezes, fazendo homenagem ao [bloco] Seresteiros da Pitanguinha, que hoje não sai mais, e terminaremos lá também no mercado com o samba da periferia, que é para a gente fechar com chave de ouro”, explica.

O horário de início do Maceió Folia 2024 foi alterado porque este ano, devido às altas temperaturas, houve casos de insolação. Passa a ser a partir das 14h e vai até às 20h. Antes era das 11h até 17h. A previsão é a de que a temperatura durante as prévias de 2024 seja ainda mais alta. “Nós fizemos um apelo ao Ministério Público, à Polícia Militar, à SESMCS [Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano], a SEMSC [Secretaria Municipal de Segurança Cidadã], fomos muito bem entendidos e o nosso Carnaval este ano será à tarde”, ressalta Lopes.

O presidente da Liga destaca que a programação atende todos os segmentos. “Foi feita com muito esmero, com muito cuidado, para justamente atender ao maior número de foliões possíveis aqui de Maceió. E nós começamos com a abertura do Carnaval de Edécio Lopes, que é essa homenagem que a gente faz ao radialista, ao compositor de Cidade de Sorriso, e colocamos lá muito frevo, com a banda Vulcão da Polícia Militar, a Orquestra Fogo Pagô, com o desfile de bloco com bonecos gigantes e terminando com muito samba. Isso é já no primeiro domingo do ano.”

O diretor do Jaraguá Folia Edberto Ticianeli destaca que o evento que acontece 15 dias antes do Carnaval ajudou a ampliar a festa da Liga e fala da expectativa. Para 2024, ela já é grande. “A gente tem recebido uma resposta muito boa dessa ampliação, com pessoas querendo participar. Todos os dias a gente recebe contato de blocos que dizem 'eu gostaria muito de participar do Jaraguá Folia ou dos eventos da Liga', porque o clima está contaminando. Está sendo contaminado por essa grande expectativa que é o Carnaval da Liga 2024”, destaca.

O diretor do Frevo Não tem Idade, o carnavalesco e professor de frevo Marviael Cavalcanti, destaca as expectativas para o domingo 4 de fevereiro, quando o bloco desfila dentro da programação do Banho de Mar à Fantasia, outro evento das prévias de Carnaval da Liga. “Vai ser o nosso primeiro ano. Já houve o nosso batizado no dia 17 de setembro, foi quando eu fiz o meu aniversário, junto com o bloco. Houve o batizado e muito apoio da Polícia Militar de Alagoas, que nos deu duas horas de frevo com a Banda Vulcão. Temos também o grande apoio do Dinho, que é o nosso presidente. Vamos ter quatro desfiles. Então é grande a expectativa”, salienta.

Marviael Cavalcanti ressalta que desenvolve um projeto para manter o frevo vivo mesmo fora do período carnavalesco. “Junto ao projeto, temos as aulas de frevo gratuitas. Então é muita luta. Quando passa o Carnaval, o frevo para. O samba do Rio e de São Paulo continua após o Carnaval. O forró continua após o São João. Então trabalhamos para que o frevo também continue após o Carnaval”.

Confira abaixo a programação das prévias de carnaval de Maceió

7/01 (domingo) - Carnaval de Edécio Lopes
- Local: Avenida Silvio Viana - Praça Geruza Malta - Ponta Verde

13 de janeiro (sábado)
Prévia do Mercado
Local: Mercado do Jaraguá

20 de janeiro (sábado)
Baile Verde e Branco
Local: Iate Clube Pajussara

27/01 (sábado) - Blocos carnavalescos
- 8h - Polo da Inclusão - Praça Gogó da Ema
- 14h - Turma da Rolinha - Atração: Almir Rouche
- 14h30 - Bloco do Rei - Atração: Tatau
- 15h - Pecinha de Maceió - Atração: Psirico
- 15h30 - Bloco Caveira - Atração: Timbalada


28/01 (domingo)
- 8h - Bloco Pererê (infantil) - trecho da rua fechada da Ponta Verde
- 15h - Bloco Levaeu
- 15h30 - Bloco AgarraDinho
- 16h - Bloco Jaraguá

02/02 (sexta-feira) - Jaraguá Folia
- Avenida da Paz e Jaraguá
- Desfile de mais de 100 agremiações

04/02 (domingo) - Banho de mar à fantasia
- 10h - Bloco Frevo Não Tem Idade
- 11h - Bloco Vulcão
- 11h30 - Bloco Turma da Esquina
- 16h - Bloco FutBarca