Cidades
Superintendência do IBGE em Alagoas divulga nota em solidariedade aos moradores dos bairros atingidos
A Superintendência do IBGE em Alagoas (SES/AL) vem à público manifestar sua profunda solidariedade à população alagoana, em especial a maceioense que, desde 2018, enfrentam as consequências inestimáveis do que hoje é considerado um dos maiores desastres ambientais urbanos em curso do mundo, causado pela atividade mineradora da Braskem.
Durante as operações do Censo 2022, ficou evidente o “apagão populacional” na região dos bairros afetados, que se transformaram em verdadeiras regiões-fantasma, num triste contraste com os dados da operação censitária anterior, em 2010. Foi revelado o esvaziamento populacional da área afetada, com consequências ambientais, econômicas, sociais, afetivas, históricas, dentre outras.
Amanhã, 5 de dezembro, Maceió completa seus 208 anos de emancipação política. Havíamos preparado um vídeo institucional em comemoração, narrado por um respeitado ator local, que representava a identidade de nossa região. No entanto, cancelamos a publicação por entendermos que a ocasião é inoportuna.
Em mais um capítulo dessa tragédia, o iminente colapso da mina nº 18, no histórico bairro do Mutange, e a sua possibilidade de desabamento trouxe nova angústia aos alagoanos e causou novas evacuações nos bairros afetados. Além disso, a Lagoa Mundaú, importante símbolo de Alagoas, que abarca um complexo ecossistema, enfrenta ameaça de salinização, caso haja o colapso.
Ciente de sua missão institucional de “retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”, o IBGE, por meio da SES/AL, reitera o seu compromisso junto à sociedade alagoana e informa que possui uma série de dados, já publicados, que podem ser úteis para a análise e pesquisas acerca do caso Braskem, em Maceió.
Além destes, os dados do Censo Demográfico 2022 seguem sendo devidamente tratados, e serão publicados nacionalmente, tão logo seja possível. Essas informações podem ser consultadas gratuitamente através do Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA (https://sidra.ibge.gov.br/) e da Plataforma Geográfica Interativa - PGI (https://censo2022.ibge.gov.br/... compromisso é com a sociedade alagoana, à qual prestamos toda a solidariedade que lhe é devida, em especial aos que foram ou ainda são moradores do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Farol, e região dos Flexais.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha