Cidades
Defensoria Pública pede ao Ministério de Minas e Energia, CPRM e Defesa Civil Nacional para acompanhar Caso Braskem
Ofícios foram encaminhados nesta quarta-feira, 29; solicitação, que é de extrema urgência, pede envio de técnicos para Maceió
Após alertas dos moradores e da Defesa Civil alagoana sobre a possibilidade de colapso na região desocupada do bairro Mutange, em Maceió, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) oficiou, nesta quarta-feira, 29, ao Ministério de Minas e Energia, Defesa Civil Nacional e ao Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) solicitando o acompanhamento e a realização de novos estudos na área, devido à ausência de atualização do mapa de risco, elaborado em 2019, além das dúvidas surgidas acerca das consequências do possível colapso alertado pela Defesa Civil. A solicitação, que é de extrema urgência, pede, ainda, o envio de técnicos para Maceió.
O pedido, feito pelo Defensor Público Ricardo Antunes Melro, do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública, tem como objetivo garantir que tanto a população quanto as instituições públicas tenham conhecimento preciso sobre a situação real das áreas impactadas pela mineradora Braskem. Além disso, busca-se a realização de uma nova avaliação de risco nas regiões circunvizinhas ao referido mapa, como no Bom Parto e nos Flexais de Bebedouro, em que vários moradores relatam a presença de novas rachaduras em suas residências.
“Foi dito há cerca de três anos pela CPRM que se uma das minas situadas na lagoa colapsasse poderia haver colapsos nas demais que ficam próximas e embaixo dos bairros. De modo que nos preocupa muito a situação das vítimas dos Flexais e do Bom Parto, que continuam residindo nas áreas, apesar das recomendações de outros relatórios técnicos que até o momento foram desprezados”, ressaltou o Defensor.
Mais lidas
-
1Prontos para essa busca implacável?
Agente Kim: Reativado: a estreia da Netflix que esconde um ex-espião atrás do crachá
-
2Polêmica!
Jogador Raphinha demite o próprio pai após esposa notar sumiço de milhões de reais
-
3Programa
Prefeito Rodrigo Cunha lança programa Sorriso da Gente para ampliar atendimento odontológico em Maceió
-
4Competição
Estudantes da rede pública dominam pódios e somam 93 medalhas nos Jeal
-
5Copa do Mundo
Brasil vence a Escócia por 3 a 0 e avança às oitavas de final na liderança do Grupo C




