Cidades
Instituto luta para conscientizar a população contra o racismo
Instituto do Negro tem desempenhado papel primordial na promoção desse debate

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, próxima segunda, dia 20 de novembro, os movimentos negros de Alagoas retomam com, ainda mais força, o discurso contra o racismo.
A exemplo do Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL), cujo coordenador Jeferson Santos afirmou que o racismo é uma realidade em nossa sociedade.
“Não é uma questão de permanência. Digo isso porque quando falamos em permanência, partimos do princípio que o racismo seria uma espécie de resquício de nosso passado colonial, e não é bem assim. Naturalmente que, historicamente, o racismo tem origem em nosso passado colonial, mas isso não quer dizer que a existência dele hoje, seja uma anomalia. Muito pelo contrário. O racismo é uma prática atualíssima e super inteligível e eficaz nos dias de hoje. O racismo é uma realidade porque podemos ver a manutenção e reprodução da população negra numa condição de vulnerabilidade socioeconômica. Temos tido algumas iniciativas que, apesar de vitoriosas, ainda se constituem em muito pouco frente a dívida que o Estado brasileiro possui com nosso povo”, analisou.
Em Alagoas, o Instituto do Negro tem desempenhado, conforme Jeferson Santos, um papel primordial na promoção desse debate, cujos gestores públicos, acredita o INEG, não podem fugir a responsabilidade de obedecer o que o ordenamento jurídico preconiza para a promoção do “nosso” povo.
“Nós do INEG/AL temos feito lobby na esfera Legislativa estadual, municipal e federal no intuito de construirmos políticas públicas para nosso povo. Um exemplo disso foi a aprovação das cotas raciais nos concursos da administração pública municipal de Maceió. Para além disso, temos sido vigilantes junto às instituições de todas as esferas de poder quanto à correta aplicação dos dispositivos legais. É o que temos feito com instituições como o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de outros órgãos da esfera estadual”, detalhou coordenador.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia