Cidades
Prédios em Maceió e Marechal Deodoro passam por restauração
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão analisando imóveis no bairro de Jaraguá para elaboração de projetos de restauração. “Estamos estudando alguns imóveis, cujos estudos poderão ser aproveitados para futuras intervenções”, afirmou a professora Adriana Guimarães, responsável pelo projeto.
Durante o primeiro semestre deste ano, os estudantes elaboraram projetos arquitetônicos de restauração de seis imóveis situados no Centro Histórico de Marechal Deodoro. O objetivo foi colaborar para a preservação do patrimônio, já que, com os projetos em mãos, os proprietários poderão pleitear recursos para financiar a recuperação das edificações.
Além de colaborar para a preservação do patrimônio, o projeto busca aproximar os alunos do campo de atuação do profissional arquiteto e urbanista em relação à área de preservação do patrimônio cultural. Segundo a professora Adriana Guimarães, ainda não se sabe se os imóveis serão restaurados, por serem de propriedade particular.
Ao todo, 26 estudantes participaram da elaboração dos projetos de restauração, que são frutos de uma parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas. Antes, os alunos visitaram o local para realizar levantamento cadastral do imóvel, diagnóstico detalhado de todos os ambientes com identificação das patologias e estado de conservação de elementos arquitetônicos, sistemas construtivos e dos acabamentos, que nortearam o prognóstico e projeto de restauração.
“Cada equipe pegou uma edificação e fez o restauro, que é uma manutenção numa edificação histórica porque ela não pode ser simplesmente reformada ou restaurada a partir da manutenção que existe atualmente. Tem todo um estudo por trás porque são estruturas mais antigas e frágeis. A gente aprende a considerar o entorno, todos os patrimônios, sejam eles materiais ou imateriais, considerar tudo no projeto porque ele não envolve somente a residência, ele envolve tudo que está ao redor”, explicou a professora.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
2Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
3Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar
-
4Na madrugada deste domingo
Homem é encontrado morto em quarto de motel no bairro Canaã, em Arapiraca
-
5Trânsito
Detran na Escola consolida Alagoas como referência nacional em educação para o trânsito



