Cidades

Projeto une moda e artesanato em desfile que celebra Bordado Filé

Vencedores da edição 2023 do Renda-se são anunciados durante evento apoiado pelo Sebrae Alagoas

Por Assessoria Sebrae 22/09/2023 16h02
Projeto une moda e artesanato em desfile que celebra Bordado Filé
Os looks apresentados no desfile deram provas da potência que é a união entre moda, design e artesanato - Foto: Julio Vasconcelos

O Projeto Renda-se anunciou na noite desta quinta-feira (21), no Espaço Armazém, em Jaraguá, os ganhadores da edição deste ano após a realização do desfile com os looks criados pelos estilistas participantes. O evento conta com o apoio do Sebrae Alagoas para a promoção do segmento de moda e artesanato do estado.

Rejane Pimentel ganhou o prêmio de melhor estilista com a coleção Sementes e levou para casa R$ 10 mil. O prêmio de melhor estudante de moda ficou com Lu Balestero, que empolgou o público com as peças da sua coleção Milagres do Olimpo. Ele ganhou R$ 5 mil de premiação.

“Impressionante a criatividade, as muitas aplicações do artesanato, da renda e do bordado alagoano, como o filé também, nas peças feitas pelos estilistas. Todas muito ricas em adereços e exploradas muito bem por um line-up de modelos bastante profissionais. É muito bom a gente ver que o feito à mão, que tem um valor enorme, pode se associar com uma cadeia produtiva que tem forte importância, como é o caso da moda, e acessar mercados por meio da Economia Criativa”, analisa Vinícius Lages, superintendente do Sebrae Alagoas.

“Temos uma vocação criativa ao longo da nossa história, mas é preciso profissionalizar. É muito bonito ver estudantes se apresentarem de uma forma tão profissionalizada como aconteceu aqui hoje. E acho que, com o sequenciamento disso, podemos ter em Maceió um show de moda a cada ano, ter coleções de moda verão, por exemplo”, completa.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, destaca que o Projeto Renda-se tem ajudado a projetar a moda feita por estilistas alagoanos desde 2020 e já se consolida no calendário cultural de Alagoas.

“Não foi só um desfile, foi um show de cores, magia, brilhos e muita alegria. E ao final você receber o carinho de uma associação de artesãs, com elas agradecendo ao Sebrae por todo apoio que é dado e que vieram, nesta noite linda, para ver a arte delas se transformar em moda, torna tudo muito mais significativo. Moda, design e artesanato se conjugaram em perfeita nesse projeto”, afirma.

Com realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza, por meio da Lei Rouanet, o Projeto Renda-se elegeu o bordado têxtil filé como o artesanato relevante para valorizar Alagoas, resgatar as histórias e as memórias do seu povo, incentivar a criatividade e a inovação, contribuir para democratizar o acesso ao fazer criativo e dar visibilidade ao artesanato.

“A edição deste ano foi uma oxigenação da transformação da moda alagoana. O Magazine Luiza acredita que esse empoderamento ajuda na criação de empregos, com pessoas capacitadas para serem reconhecidas como profissionais da moda”, diz Fábio Elias Costa, responsável pela área de patrocínios e parcerias da empresa.

Alina Amaral, produtora executiva do projeto, avalia que a edição deste ano conseguiu, mais uma vez, provocar estilistas profissionais e estudantes de moda a lançarem um olhar generoso sobre a ancestralidade alagoana, tendo o artesanato como catalisador para essa imersão.

“O olhar do projeto a estes pequenos e já estabelecidos criadores diz respeito às suas habilidades em traduzir as nossas manualidades, e assim gerarmos um ecossistema de moda que reforçará o nosso DNA criativo e a nossa identidade”, observa.