Cidades
Pesquisadores da Ufal e Biota fazem atividade de campo na APA dos Corais

Equipes de pesquisadores do laboratório de Biologia Marinha e Conservação (Lamarc) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Biota de Conservação estarão em atividade de campo na APA Costa dos Corais, em Porto de Pedras, nesta segunda-feira (11) e no sábado (16), estudando as tartarugas marinhas. A fase final do projeto conta com um documentário para mostrar os resultados alcançados.
O objetivo das equipes neste projeto é utilizar diferentes tecnologias para estudar as tartarugas marinhas na unidade de conservação. ‘’Nesta semana, a equipe tentará capturar tartarugas marinhas para instalação de transmissores via satélite. Com estes transmissores os pesquisadores poderão entender quais áreas as tartarugas usam para se alimentar e dormir, desta forma, as medidas de conservação para espécie podem ser mais eficientes. Um diferencial é que este projeto fomentou o desenvolvimento da tecnologia de transmissores no Brasil, junto a Nortronic’’, explica o presidente do Biota, Bruno Stefanis.

Ainda segundo Bruno, até então, todos os transmissores usados no Brasil eram importados. ‘’Se tivermos sucesso nesta campanha, além de ajudar na conservação das tartarugas marinhas, iremos ajudar também o desenvolvimento de uma tecnologia nacional para o monitoramento destas espécies. Nesta fase final do projeto está ocorrendo à produção de um documentário sobre os resultados do projeto, que conta com equipe o divulgador científico e professor da UECE Hugo Fernandes e a jornalista e documentarista Thamys Trindade. A parceria com a comunidade local é fundamental para o desenvolvimento do projeto e sempre contamos com amplo apoio da comunidade’’.
O projeto é financiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, e conta com apoio do PELD Costa dos Corais.
Mais lidas
-
1Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
2'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
3Um dia que vira pesadelo
Final explicado do filme 'Até a Última Gota'; Janiyah morre?
-
4Horários especiais
Veja o que abre e fecha no São João em Maceió
-
5Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'