Cidades

Integração entre economistas e universidades marca encontro da categoria em Alagoas

Programação faz parte das festividades em homenagem ao mês do economista

Por Tribuna Hoje 30/08/2022 12h54
Integração entre economistas e universidades marca encontro da categoria em Alagoas
Comenda e premiação foram entregues durante café da manhã nesta terça-feira (30) - Foto: Edilson Omena

Integração de economistas e universidades foi a marca da programação festiva do mês do economista em Alagoas. A categoria se reuniu na manhã desta terça-feira (30), no Hotel Jatiúca, em Maceió, para comemorar e homenagear diversas personalidades pelos serviços prestados ao desenvolvimento econômico do estado. Na ocasião, também ocorreu a entrega do X Prêmio Estímulo ao Estudante de Economia. Os três primeiros lugares receberam um valor em dinheiro.

O presidente do Conselho Regional de Economia em Alagoas (Corecon/AL), Marcos Calheiros, destacou a importância do evento para o setor, bem como o estímulo financeiro por meio da premiação aos estudantes.

“Foram homenageados profissionais da economia com mais de 30 anos de trabalho com a comenda Professor John Maynard Keynes, considerado um dos economistas mais influentes do século XX”, destacou Marcos Calheiros.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) em Alagoas, Sidnei Reis, ressaltou que os economistas são grandes parceiros, já que um projeto para ser aprovado passa pelas mãos deles atestando assim a sua viabilidade dando segurança ao crédito junto ao banco.

Celebração pela data reuniu a nata da economia alagoana / Foto: Edilson Omena


Laurentino Veiga, economista consagrado e articulista da Tribuna Independente, estava bastante emocionado e feliz pela comenda recebida por prestar serviços e colaborar para o progresso do estado desde 1960.

“Ser economista é ser perseguidor da escassez, estudamos e nos preparamos. Penso que essa homenagem não foi nem por merecimento, mas por gratidão que faz parte da generosidade dos amigos”, declarou.

José Paulo Gabriel, presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf) e ex-membro do Corecon/AL, também recebeu a comenda e parabenizou toda a categoria do estado por ter contribuído para o crescimento do estado.

“São os economistas que pensam e agem para que o estado sirva a sociedade, são espetaculares. Agradeço ao conselheiro Marcos Calheiros a honraria, fico satisfeito pelo feito e supervalorizado de estar com eles neste evento”, frisou.

Dia do Economista

O Dia do Economista é comemorado em 13 de agosto porque foi nessa data que o ex-presidente Getúlio Vargas sancionou a Lei Nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, que oficializava a criação da profissão de economista no Brasil.

O economista é o profissional que compreende a forma como as sociedades usam seus recursos materiais, visando produzir e distribuir bens e serviços.

Na prática, o economista é um profissional multifuncional, atuando tanto em bancos e setores financeiros, como também em ramos da área comercial, administrativa e internacional.